Luiz Alberto Pasqualin vai presidir a Câmara Municipal de Porto União em 2024
O veterano vereador Luiz Alberto Pasqualin, atualmente filiado no PSDB, mas que já passou por outros partidos, inclusive pelo PP (Partido Progressista), foi eleito em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2023, para presidir a Câmara Municipal de Porto União de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
Pasqualin, a partir da segunda década do século passado, até a segunda do 3º milênio, vem se constituindo no vereador mais longevo da história de Porto União.
Só não conseguiu a titularidade do cargo no pleito de1992, quando ficou fora por apenas um voto, mas acabou assumindo na vaga do vereador Gilson Egers, que foi nomeado para a Secretaria da Administração pelo prefeito Ilário Sander (saudosa memória).
E em 2012, pelo PP (Partido Progressista), que tem como principal líder em Santa Catarina e no Congresso Nacional o senador Esperidião Amin, concorreu a prefeito contra o atual prefeito Eliseu Mibach (PSDB), Gilberto Knapik (PT) e Anízio de Souza (PT), que venceu o pleito.
Em 2016 voltou a concorrer, reconquistando a titularidade no parlamento municipal e reeleito em 2020.
Pelo tempo que está no cargo, Pasqualin tem conhecimento profundo de todos os regramentos do legislativo municipal.
E deve comandar a Casa durante 2024 com a mais absoluta tranquilidade, principalmente porque vai contar na secretaria o vereador Paulo Kovalski, outro integrante experiente.