Presidente Lula não vem mais ao Paraná na quinta-feira (14)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua visita ao Paraná, que estava prevista para esta quinta-feira (14/12) em Curitiba.
O petista viria a Curitiba assinar um convênio entre a Itaipu Binacional e a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Novo PAC, que beneficiaria cerca de 430 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.
O cancelamento foi anunciado pelo PT em um comunicado nesta segunda-feira (11/12).
A legenda informou que a decisão foi tomada em razão de compromissos da agenda presidencial.
“Informamos que o evento programado para a solenidade de assinatura dos convênios entre Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e as Prefeituras Municipais do Paraná e do Mato Grosso do Sul, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava programado para esta quinta -feira, 14, em Curitiba, foi cancelado em razão de compromissos da agenda presidencial. Ressaltamos que a decisão de cancelamento do evento não impacta no comprometimento da Itaipu Binacional com os repasses de recursos para os projetos e iniciativas ambientais, sociais e de infraestrutura previstas no programa “Itaipu Mais que Energia”. Agradecemos a compreensão de todos os envolvidos! “, diz o comunicado.
Natal Foz
O cancelamento da visita de Lula ao Paraná é uma reviravolta para o PT, que busca intensificar a presença do governo federal nas vésperas das eleições municipais de 2024 no estado.
Pode ser que Lula retorne ao estado, no ano que vem, com a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já na condição de ministra de Estado.
O partido espera que Lula possa ajudar a aumentar o número de votos do PT no Paraná, que foi um dos estados que mais apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
Economia
O cancelamento da visita de Lula ao Paraná tem um impacto significativo para o estado.
O evento teria sido uma oportunidade para o petista se aproximar de eleitores paranaenses e apresentar as obras realizadas pelo governo federal no estado.
Além disso, o evento teria sido uma oportunidade para Lula anunciar novos investimentos do governo federal para o Paraná.
O Novo PAC, que seria contratado durante a visita, prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão para o estado.
Com o cancelamento da visita, os participantes paranaenses terão que esperar até 2024 para ouvir diretamente de Lula as realizações de sua gestão para o estado.
O cancelamento da visita de Lula ao Paraná não afeta o comprometimento da Itaipu Binacional com os repasses de recursos para os projetos e iniciativas ambientais, sociais e de infraestrutura previstas no programa “Itaipu Mais que Energia”.
No entanto, o cancelamento da visita pode prejudicar a divulgação do programa e atrair críticas de opositores ao PT.
(DO BLOG DO ESMAEL)