Rio do Peixe deixa as cidades de Joaçaba e Herval d’Oeste em situação grave
O volume de chuva das últimas horas foi muito alto no Meio-Oeste catarinense, e o Rio do Peixe, entre Joaçaba e Herval d’Oeste, aumentou rapidamente, atingido uma situação grave. Conforme dados do Serviço Geológico do Brasil, através da plataforma Sace, que faz o monitoramento do nível dos rios, o rio chegou a 9,2 metros.
Esta é a atualização mais recente feita pelo serviço na manhã desta quinta-feira, dia 16, às 12 horas. Este valor é mais que o dobro do observado um dia atrás. Às 12 horas de ontem, quarta-feira, o nível estava em 3,9 metros. Já na comparação desta manhã, o nível estava em cinco metros às 08 horas, praticamente a metade.
Esta quantidade coloca o Rio do Peixe na classificação de Cota de Inundação, a pior no ranking deste serviço. Com isso, algumas residências já são atingidas pela água. As áreas mais baixa da Avenida Santa Terezinha já são afetadas, conforme mostra a foto acima. A tendência é de piora nas próximas horas.
A região já está em alerta para o problema desde o início da semana. A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou uma nota hidrológica, onde informou que diversas bacias catarinenses poderiam ter inundações. O Rio do Peixe estava entre eles. O órgão estadual diz que o transbordamento em alguns locais pode ocorrer até o sábado, voltando a diminuir no domingo.