Após recuperação célere, BR-476 é liberada em União da Vitória

O quilômetro 357 da BR-476, em União da Vitória, no Sul do Paraná, foi totalmente liberada ao trânsito às 18h20 desta quinta-feira (26).

No dia 8 de outubro, houve um deslizamento de terra no canto da rodovia, que levou barranco abaixo boa parte do asfalto. Com isso, o trânsito ficou totalmente interditado.

DNIT FEZ A LICITAÇÃO EM TEMPO RECORDE

13 dias depois, no dia 21 de outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) conseguiu concluir uma licitação emergencial e deu início às obras de recuperação da pista, concluídas nesta quinta-feira, dia 26 de outubro.

A BR-476 não foi a única rodovia interditada no Paraná, por causa dos fortes temporais que vêm atingindo o estado desde o início do mês. Houve outros pontos, em rodovias estaduais e federais, onde o asfalto cedeu, ou houve alagamentos e deslizamento de rochas.

A IMPORTÂNCIA DA BR-476

Os mais de 80 quilômetros que ligam a BR-476 que ligam União da Vitória a São Mateus do Sul foi asfaltada no final da década 60 e início  da década de 70 do século passado. Uma rodovia que atendida quase que exclusivamente a nossa região.

A BR-153 – TRANSBRASILIANA

Com o asfaltamento da BR-15 até a divisa com Santa Catarina, além do asfaltamento da PR-280 ligando o Horizonte a Palmas/Pato Branco/Francisco/Beltrão/Barracão (divisa com Santa Catarina e a Argentina), a 476 passou a ter um tráfego intenso, vindo do Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná, além de parte do Rio Grande do Sul, sendo a principal ligação com rodovias federais importantes do Paraná: 116, 277, 376, sendo, portanto, fundamental trecho de uma artéria rodoviária nacional.

RECUPERAÇÃO ERA URGENTE

A recuperação do trecho de menos de 100 metros que deslizou com fortes enxurradas na enchente, em União da Vitória, precisava ser recuperado com urgência, considerando a importância do trecho da 476 como integrante da malha rodoviária federal.

Por isso, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes, Superintendência do Paraná, a necessidade urgente da recuperação, que acabou ocorrendo com contratação emergencial, com empresa local sendo contratada, que executar a obra com urgência contou com apoio de outras empresas, principalmente no fornecimento de material.

JÁ FOI RESTAURADA

Os trechos das BRs 476 e 153 já passaram por projetos importantes de revitalização nos governo de Dilma Rousseff e MIchel Temer, com destaque com a construção de trincheiras (trevos), como o de União da Vitória.

A obra foi executada dentro da programação do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), restaurado agora no governo de Lula da Silva, com obras paralisadas reiniciadas e novas anunciadas, inclusive no Paraná.

Mas, novamente, as BRs 476 e 153 precisam de melhorias e não está na lista do PAC para o Paraná. Por isso, ações das lideranças políticas e de todos os segmentos ligados a economia devem começar a pleitear, melhorias, ou de preferência, considerando movimento tão grande, a duplicação desses trechos rodoviários.  

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