Continua a chuva em Santa Catarina e no Planalto Norte, com consequências para as cidades irmãs

As fortes chuvas já atingem as regiões Norte e Planalto Norte de Santa Catarina há mais de dez dias. A previsão da Defesa Civil é de que o quadro não mude tão cedo. As temperaturas, porém, podem variar nesta semana.

De acordo com a Defesa Civil, nesta segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica e o aprofundamento de uma área de baixa pressão na Argentina fornecem condições para temporais em todo o estado.

Os temporais devem iniciaram ainda na madrugada e e pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, chegando durante a tarde no Norte e Planalto Norte de SC.

Conforme a Epagri/Ciram, em Joinville, há previsão de chuva nesta segunda, com termômetros marcando de 16 a 22ºC. Em uma das cidades mais atingidas pelas chuvas na região, Mafra, o sol até pode aparecer em um período, mas logo voltará a dar lugar a nuvens carregadas. A temperatura deve ficar entre 14 e 17ºC.

Na terça-feira (17) retorna a chuva intensa. A formação e passagem de uma frente fria próximo à costa de Santa Catarina reforça as instabilidades já presentes na atmosfera, provocando temporais e favorecendo a condição de chuva intensa e volumosa ao longo do dia, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte.

O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e moderado a alto para ocorrências associadas à chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *