Governador Jorginho de Mello diz que a prioridade é preservar a vida
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), falou em coletiva de imprensa no início da noite deste sábado e fez um apelo à comunidade catarinense: “as pessoas precisam entender, com toda dor no coração que falamos isso, que têm que sair das casas pra preservar a vida”.
Jorginho informou que o rio Itajaí-açu, em Rio do Sul, deve atingir 14 metros de enchente. Em Blumenau, o nível deve chegar a 10 metros neste sábado e, posteriormente, atingir 12 metros.
O governador pediu para que as pessoas atendam todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “Estamos fazendo chamamento para que as pessoas deixem suas residências, até no segundo andar, e tirem o que puder. Porque se não vai ser muito difícil o resgate”, disse.
Jorginho classificou a situação como “dramática” e disse que nunca houve uma chuva como esta em SC. Quantos as ações, o governador informou que tudo que já tinha para fazer foi feito, como a interdição de rodovias e barragens de proteção.
O governador ainda falou sobre a previsão para a próxima semana. Ele disse que a situação pode amenizar nos próximos dias, mas há previsão para que quarta-feira o cenário complique.
“Precisamos ter em mente que todo mundo precisa de ajuda”, disse.