Chuvas intensas suspendem a edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, a festa mais alemã das Américas

A edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, que ocorre desde 1984, foi a primeira da história a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura. A informação foi confirmada pela prefeitura da principal cidade do Vale do Itajaí, que anualmente recebe foliões em outubro.

A festa, que é considerada a mais alemã das Américas, entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no Parque Vila Germânica.

Por causa da pandemia, ela não aconteceu em 2020 e 2021.

Com previsão de enchente no Vale do Itajaí, com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontecem as festividades, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10).

A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora vai terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicialmente previsto.

Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, em comunicado na web, o Rio Itajaí-Açu subiu 7 metros em menos de 24 horas nesta semana. “Choveu 90 milímetros em um curto espaço de tempo.”

Para os próximos dias, segundo a ele, a previsão indica até 140 mm na cidade. “Somado com o que já choveu nesses últimos dias, é mais que a média do que chove no mês”, comentou.

MEDIDA HISTÓRICA

A primeira edição da festa na cidade, inspirada nas festividades de Munique, na Alemanha, começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade, após grandes enchentes que marcaram aquela década. Àquela época, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a edição recebeu 102 mil pessoas. Com 10 dias, a festa proporcionou a venda de 12 toneladas de alimentos.

Marcelo Greuel, secretário de turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, aponta que a festa ajudou a recuperar a confiança e economia da cidade.

Nem em 1990, quando 21 pessoas morreram durante uma enchente na cidade, que ocorreu em meio ao calendário da festa, houve suspensão do evento.

Naquela época, enquanto 80 mil foliões dançavam nos pavilhões do antigo Parque de Exposições Proeb, a 12 quilômetros dali, no Sul de Blumenau, a cidade enfrentava a maior tragédia da história da cidade até então. A enxurrada, embora rápida, levou casas inteiras, arrastou carros, ônibus, desbarrancou encostas e soterrou famílias.

(COM INFORMAÇÕES DO G1/SC).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *