Após até um tornado no Oeste, chuvas continuam no Paraná e em Santa Catarina
Na manhã de quarta-feira (04), um tornado atingiu o município de Cascavel, no Paraná. Câmeras de segurança indicam que o fenômeno aconteceu por volta das 6h15 da manhã, deixando para trás um rastro de destruição. Edifícios, telhados e árvores desabaram.
Uma análise preliminar do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) indicou a ocorrência de um tornado categoria F2 na escala Fujita, com ventos estimados entre 181 e 253 km/h. O fenômeno ocorreu conforme uma linha de instabilidade avançava pelo Estado.
Esse sistema meteorológico causou tempestades severas desde o Oeste do Paraná, passando pelo Centro, até o Leste, e seguindo para São Paulo. O tornado foi identificado através de radar meteorológico e com auxílio de helicópteros que, em altitude maior, foram capazes de identificar toda a trilha de destruição que ele causou no município.
O INMET havia emitido alertas para tempestades severas, com chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Além do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Rio de Janeiro também estão em alerta.
Um boletim emitido pela Defesa Civil Estadual do Paraná nesta quarta-feira aponta que ao menos dez municípios foram atingidos fortemente pelas tempestades severas. Ao todo, 988 pessoas foram afetadas e 167 casas foram danificadas. Diversas escolas municipais registraram estragos e suspenderam as aulas até o início da próxima semana.
PREVISÕES INDICAM QUE AS TEMPESTADES NO PARANÁ CONTINUAM AO LONGO DOS PRÓXIMOS DIAS
Nesta quinta-feira (05), as chuvas continuam no Paraná e em Santa Catarina. Há risco vigente de corte na energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra em ambos os Estados.
Na sexta-feira (06), as chuvas dão uma trégua para o Paraná, que volta a registrar tempo seco. No entanto, tempestades voltam a se formar no Rio Grande do Sul, e acumulados altos continuam sendo registrados em Santa Catarina.
No sábado (07), as tempestades se intensificam em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e são esperados grandes acumulados de chuva e rajadas de vento intensas que podem causar destruição em ambos os Estados.
No Domingo (08), as tempestades severas avançam para o norte e, além de Santa Catarina, atingem novamente o Paraná. Há risco de mais danos causados pela chuva intensa e pelas rajadas fortes de vento em todo o território paranaense.
(Site Meteored | Tempo.com.)