Ambos são do ‘UB’, mas disputam a vaga na Câmara Federal, com possíveis consequências em Blumenau e, talvez, até em Porto União

O processo de cassação do deputado federal Fábio Schiochet (UB), por suposto uso de candidatura laranja, pode mexer com a eleição de Blumenau.

O processo é movido pelo ex-deputado estadual Ricardo Alba. Segundo uma fonte, se Alba vencer o processo, entrará com uma ação pedindo justa causa para sair do União Brasil.

Ele já teria um acordo para se filiar ao PL e ficar à disposição para disputar a Prefeitura de Blumenau. Uma fonte me disse que a atual secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, não é bem-vista pela ala bolsonarista devido ao seu posicionamento durante a pandemia.

O jornalista Marcelo Lula, em sua coluna no SC em Pauta, destaca que o processo contra Fábio Schiochet por suposto uso da candidatura laranja, movido por seu companheiro de partido Ricardo Alba, pode ter influência na eleição municipal em Blumenau, mas pode, também, ter consequências na situação do ‘União Brasil’ em Porto União, presidido por Ruan Wolff, um dos mais destacados integrantes da equipe do prefeito  Eliseu Mibach (PSDB).

Fábio Schiochet mantém boas relações com o prefeito tucano e já esteve duas vezes em Porto União em menos de três meses. A primeira para a formação da comissão provisória municipal do UB e a segunda para liberar recursos para o asfaltamento de uma estrada no distrito de Santa Cruz do Timbó.

Tecnicamente, a maior liderança do ‘União Brasil’ em Porto União é a fisioterapeuta Mariane Schorr Caesar, que é suplente do partido à Câmara Municipal (já assumiu interinamente) e foi candidata à Assembleia Legislativa no pleito de 2022 e foi aliada de Ricardo Alba, que, se Schiochet tiver seu mandato cassado, na condição de primeiro suplente, assume uma cadeira na Câmara Federal.

Contudo, Alba parece que tem como objetivo anular a eleição de Schiochet, viabilizando sua filiação ao Partido LIberal e concorrer à Prefeitura de Blumenau.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *