Setembro Amarelo: Para o Ministério Público de Santa Catarina, sua saúde importa

Na campanha do Setembro Amarelo deste ano, o MPSC irá promover ações por todo o estado com o objetivo de oferecer ajuda às pessoas que estejam em situações difíceis, levar conhecimento para a sociedade sobre saúde mental e garantir que todos tenham seus direitos atendidos pela rede de saúde.

Com a temática deste Setembro Amarelo, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) quer lembrar que você realmente importa, então, se precisar, peça ajuda! Ao longo do mês de conscientização sobre a saúde mental,o MPSC vai às ruas, ao encontro da comunidade, para entregar materiais de orientação a respeito da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Buscando trazer visibilidade a essa temática tão importante, também serão divulgadas ações e informações em nossas redes sociais. 

O Setembro Amarelo está no calendário nacional desde 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade ao tema. Desde então, a campanha tem salvado vidas e é atualmente a maior campanha antiestigma do mundo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  

Muitos casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Nesse cenário, o Ministério Público tem procurado fortaleceras políticas públicas, ampliar o acesso aos serviços da rede de atenção psicossocial e promover os direitos da comunidade para que possamos evitar essas perdas, oferecendo tratamentos adequados e espaços não excludentes, que promovam saúde e acolhimento 

O risco grave e a tentativa de suicídio são emergências médicas, condições de saúde como todas as outras. Por isso, deve-se acionar imediatamente os serviços de urgência, como SAMU, UPA e pronto-socorro. Lembre-se: a pessoa não pode ir sozinha!   

Se não há risco iminente, o atendimento de um médico psiquiatra e de um psicólogo podem ser buscado nos serviços de saúde disponíveis na sua região, como postos de saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Muitas pessoas estão dispostas a ajudar, inclusive nós. O Ministério Público trabalha para garantir que você tenha o atendimento necessário e adequado na rede de saúde; caso isso não aconteça, você pode nos procurar.  

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, o Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, esclarece que “as pessoas podem buscar diretamente os Promotores de Justiça de todo o estado. Vão receber atendimento, vão ser acolhidas, vão ter a sua demanda ouvida e encaminhada para garantir os direitos que estejam sendo eventualmente negligenciados ou negados. O Ministério Público não vai atender diretamente quem esteja com uma demanda de saúde mental, mas vai fazer o encaminhamento para a rede de saúde, vai fazer essa articulação com a rede e garantir que o atendimento aconteça no âmbito do Sistema Único de Saúde, tanto da pessoa que esteja precisando do atendimento quanto dos familiares”.   (MPSC).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *