Senador Amin cobra na CPMI sobre os omissos ataques de 8 de janeiro
A CPMI recebeu nesta terça-feira (15) o repórter fotográfico da agência Reuters, Adriano Machado, que cobriu os ataques de 8 de janeiro. Segundo o senador Esperidião Amin, titular da Comissão, a presença dele faz parte do contexto da busca do tamanho da omissão.
– Essa recalcitrância, essa absoluta má-vontade, chegando à irregularidade na questão da transferência das imagens do que ocorreu no Ministério da Justiça, isso tudo demonstra que é preciso muita paciência, muita determinação para se investigar o tamanho da omissão.
Os agentes públicos que são pagos com o dinheiro dos impostos dos brasileiros tinham justamente a responsabilidade de evitar uma invasão dos prédios e não o fizeram. Houve um afrouxamento. O presidente Lula bem definiu: alguém abriu a porta por dentro. Os omissos, aqueles que deixaram de cumprir seu dever de impedir tal ocorrência, esses têm que ser investigados, apontados e também responsabilizados – ressaltou Amin.
O senador também falou da representação à Procuradoria-Geral da República para que investigue o ministro da Justiça, Flávio Dino, que se recusou a entregar as imagens do interior do Ministério da Justiça por diversas vezes, e, ao final, entregou apenas as imagens de duas câmeras.
– Depois de muito lutar, se conseguiu o conjunto das imagens do Ministério da Justiça, que é um documento público, e parece que não veio completo. De forma que essa providência que está sendo tomada, de responsabilizar quem manda a informação incompleta e não fidedigna, é pertinente e evidencia o tamanho escandaloso da omissão – finalizou.
(COM INFORMAÇÕES).