BRDE: A história de uma instituição bancária importante para o Sul do Brasil
O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico) foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer prosperar o sul do Brasil. Desde então, a instituição tem sido uma parceira que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região Sul do Brasil.
A foto, histórica, é de um dos mais importantes encontros do BRDE, na década de 60 do século passado e nelas estão juntos Ney Braga (governador do Paraná), Leonel Brizola (governador do Rio Grande do Sul), João Goulart (vice-presidente da República), Jânio Quadros (presidente da República), Celso Ramos (governador de Santa Catarina) e Neuza Goulart Brizola (primeira dama do Rio Grande do Sul).
Agora, mais mais de 60 anos, o BRDE continua sendo importante instrumento para o desenvolvimento econômico dos estados do Sul do país.
E, na sua atual diretoria, dois integrantes com fortes relações com a nossa região: João Paulo Kleinubinng (diretor-residente) e Mauro Mariani (diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos).
Mauro Mariani é natural de Bituruna, mas começou sua vida pública em Rio Negrinho (Planalto Norte de Santa Catarina) como prefeito, deputado estadual, federal e secretário estadual da Infraestrutura e Transportes.
Agora, na direção do BRDE, deve ser procurado pelas lideranças políticas e empresariais de nossa região – SC e PR – para pleitear apoios financeiros.