Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR recebe Wilson José Guilherme

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná recebeu nesta segunda-feira, 17 de julho, Wilson José Galheira como novo integrante. A solenidade de posse – presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia – foi realizada na Sala de Atos do Bloco II da sede em Curitiba, com a presença de membros e servidores da instituição, familiares e amigos do empossando. 

No início da sessão solene, Wilson José Galheira prestou o compromisso legal ao assumir o cargo, recebeu a tradicional veste talar – colocada por sua mãe, Luiza Turra Galheira – e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público.

Saudações – Ao saudar o novo procurador de Justiça, a corregedora-geral, Rosangela Gaspari, exaltou a atuação exemplar e a capacidade técnica-jurídica de Galheira, em especial nas áreas cível e de crimes contra crianças e adolescentes. “Em trinta anos no Ministério Público do Paraná, Wilson atuou sempre com responsabilidade, honestidade, empatia e senso de justiça. Me orgulho em dizer que a vida nos permitiu caminhar juntos e unidos em um mesmo propósito: uma atuação ministerial destemida, próxima da população e que honre a nossa instituição”, afirmou.

Em nome do Colégio de Procuradores, a procuradora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz desejou as boas-vindas ao novo integrante do colegiado, destacando a trajetória pessoal e profissional percorrida por Wilson desde sua posse como promotor de Justiça. “Neste período, você cresceu em paciência, tolerância, amor ao próximo e compreensão social. Apesar do tempo, seu entusiasmo segue intocável. A linha da vida reservou a você a possibilidade de reviver a alegria da conquista em um novo ciclo, ao qual você chega ainda mais humanizado e experiente.”

Na sequência, o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, saudou os presentes e passou a palavra para a promotora de Justiça Márcia Isabela Graf, que integra a diretoria da APMP. “Muito já se falou aqui sobre sua dedicação e seu empenho ao Ministério Público, mas eu quero falar sobre o amigo Wilson. A pessoa que é um porto seguro para todos a sua volta, que está sempre de portas abertas a quem precisa e disposto a oferecer o seu melhor, na amizade e no trabalho”, salientou Márcia.

Trajetória e agradecimentos – Em seu discurso de posse, o procurador de Justiça Wilson José Galheira destacou a relação com os pais e a importância dos princípios religiosos praticados pela família em seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Com o tempo, percebi que os ensinamentos bíblicos aprendidos na infância se traduzem nos princípios basilares do Direito e da Justiça”, afirmou. Brevemente, relembrou o período de estudos e as dificuldades enfrentadas até a aprovação no concurso do MPPR e externou gratidão pela nova fase institucional em que se encontra. Por fim, agradeceu aos colegas e servidores com os quais trabalhou e que colaboraram em sua formação.

Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, parabenizou o novo integrante do Colégio de Procuradores e enalteceu sua honrada trajetória pessoal e profissional. “Quando caminhamos pelas veredas de um Ministério Público pujante e que interfere positivamente na realidade social, enfrentamos a dicotomia entre a representação do ideal e a realidade. Com determinação e princípios, Wilson José Galheira suplantou este desafio da atuação ministerial com o propósito de servir cada vez melhor a sociedade brasileira.” 

A solenidade contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina; da ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça Maria Tereza Uille Gomes; da desembargadora Ana Lúcia Lourenço; da juíza Ana Lúcia Ferreira; da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides; dos procuradores de Justiça Milton Riquelme de Macedo, decano do MPPR, Francisco José Albuquerque Siqueira Branco, Gildelena Alves da Silva e Jacqueline Batisti; e da promotora de Justiça Symara Motter, eleita para a presidência da APMP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *