A eleição municipal de 2024 em União da Vitória e a possível candidatura de Gabriela Bakri

Faltando quase 12 meses para a definição oficial dos candidatos à sucessão do prefeito Bachir Abbas, nos bastidores já se ouve que o deputado Hussein Bakri, atual líder do Governo na Assembleia Legislativa, embora ele tenha meses atrás dito que não ao autor do Site, está criando todas as condições para que sua filha Gabriela Bakri, que ocupa cargo importante na Casa Civil do Palácio Iguaçu, vem sendo preparada para concorrer ao comando do município em outubro de 2024.

A verdade é que Gabriela (Gabi), na condição de representante da Casa Civil do Governo do Estado, é presença constante em todos os eventos da administração estadual em União da Vitória, sempre acompanhada pelo pai.

Aliás, o pai, Hussein Bakri, iniciou sua carreira na vida pública como vereador em 1988, com excelente votação.

Depois, em 1992 foi candidato a prefeito, concorrendo novamente em 1996, mas sem sucesso. Em 2000, depois de formação de um grupo que contou com líderes empresariais e a orientação do então deputado estadual Valdir Rossoni, Hussein foi eleito prefeito, sendo reeleito em 2004 e em 2008 elegeu seu sucessor.

No ‘interregno’ das eleições municipais, Hussein concorreu à Assembleia Legislativa, sem sucesso, mas em 2018 conseguiu a segunda suplência e acabou, pela ligação forte que mantinha com o governador eleito (que convocou vários deputados para seu primeiro escalão), ocupando uma das 54 cadeiras do parlamento estadual e, o mais importante, já como líder do governador.

Conseguiu na liderança do Governo na Assembleia Legislativa desempenhar com habilidade a tarefa recebida pelo governador, com o resultado aparecendo na sua votação à reeleição em 2022, com quase 100 mil votos.

E quase 15 mil em União da Vitória, ficando na condição do principal eleitor do município, seguido apenas pelo ex-prefeito Santin Roveda (que concorreu à Câmara Federal), com perto de 14 mil votos.

Por outro lado, também nos bastidores, as especulações da aparição de vários outros nomes que pretendem disputar o comando da Prefeitura, inclusive com uma possível decisão do atual prefeito Bachir Abbas de concorrer à reeleição.

À medida que o tempo passa, além do nome de Gabi, pelo menos por enquanto ser a mais citada, com a mais absoluta certeza, vão surgir vários outros nomes.

E apesar de ser o principal eleitor de União da Vitória, Hussein deve, com a experiência que já tem, saber muito bem que a eleição municipal tem ‘caminhos’ bem diferentes das estaduais, como para a Assembleia Legislativa.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *