A agência do Banco Inco de Porto União, a compra pelo Bradesco e a instalação do BESC
O Banco INCO (Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S.A.) foi uma empresa que teve o início de sua história em Itajaí. A instituição com sede naquela cidade do litoral catarinense foi fundada em 23 de fevereiro de 1935, por Genésio Miranda Lins, junto a Hercílio Deeke, Otto Renaux, Irineu Bornhausen, Rodolfo Renaux Bauer e Antonio Ramos.
No dia 18 de outubro, o Banco INCO abre suas portas nos altos dos escritórios da firma Almeida & Voigt, à Rua Pedro Ferreira, 222, que ofereceu uma das salas, numa época em que a cidade era um grande pólo exportador de madeiras, monopolizou a economia local.
O Banco INCO, dos Bornhausen (UDN) como era chamado nos meios políticos, era particular e boa parte de sua movimentação financeira era constituída pelas receitas do Estado, era o único banco com matriz em Santa Catarina. Isso incomodava a turma do PSD, oposição da época.
Em campanha para governador, Celso Ramos (PSD) propunha a criação de um banco estadual, justificando que com o BESC tudo ficaria mais fácil, e com sua vitória nas eleições, em 1962 criou o BESC.
Fazer um empréstimo pessoal (levantar um papagaio, como era chamado na época) ficou sendo coisa corriqueira, renovar o papagaio, mais fácil ainda, e se deixasse de pagar dependendo do padrinho político, nada ou quase nada acontecia, até que a vaca foi para o brejo e o banco teve que ser federalizado.
Na verdade o objetivo era tirar o poderio econômico das mãos dos adversários, é que no INCO a turma do PSD não tinha crédito ou era difícil para obterem empréstimos.
O Banco Inco instalou uma agência (foto) em Porto União, nas esquinas das ruas Siqueira Campos e 7 de Setembro, com grande movimento, mas anos mais tarde foi comprado pelo Bradesco e o prédio foi demolido surgindo um novo e moderno, que funciona até os dias de hoje.
O BESC EM PORTO UNIÃO
Já o BESC, que inicialmente foi instalado no prédio ocupado atualmente pela Prefeitura Municipal, construído para ser a Casa Rural, foi transferido para o centro da cidade, na rua 7 de Setembro, no prédio que durante anos foi o principal açougue da cidade, sendo mais tarde transferido para a rua Prudente de Morais, funcionando naquele endereço até a construção de um moderno prédio na rua 7 de Setembro, mas, por circunstâncias que deixamos de relatar, porque ocuparia muito espaço no Site, foi comprado pelo Banco do Brasil e encerrou suas atividades.
O primeiro gerente da agência do BESC, que na verdade começou como Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina, foi o advogado Roberto Cyro Correia, que foi vereador em Porto União, integrante de várias instituições, com serviços relevantes prestados também em União da Vitória, como a instalação do SESI, construção do seu ginásio de esportes, a fundação da FACE, além de outros.
O prédio do Banco Inco, demolido pelo Bradesco, foi durante décadas um dos modernos de nossas cidades. Contudo, com raras exceções, não é possível preservar todos os prédios construídos na primeira metade do século 20. É a metamorfose do nosso crescimento urbano, com antigas prédios comerciais e residências dando lugar para novos imóveis, principalmente prédios, alguns com mais de 10 andares.