Em Santa Catarina, inverno será mais rigoroso, mas começa mais frio e com efeitos do El Niño
O início do inverno em Santa Catarina nesta quarta-feira (21) será acompanhado de um céu nublado e uma frente fria que garantirá um começo de estação chuvoso no Estado.
De acordo com a Epagri/Ciram, a influência do fenômeno El Niño pode deixar julho com um volume de chuva ainda maior do que o que foi previsto para junho.
Conforme a Ciram, a quarta começa com sol em boa parte de Santa Catarina, mas tem um aumento de nuvens ao longo do dia. Segundo a previsão, o tempo nublado indica o deslocamento de uma frente fria, que deve provocar chuva e temporais isolados no Estado na quinta (22) e sexta-feira (23).
Ainda na quarta-feira, a temperatura pode chegar a 24ºC nas regiões litorâneas e 15ºC nas áreas mais altas de Santa Catarina. As temperaturas caem a partir de quinta, e a Defesa Civil prevê que as máximas variam de 15ºC a 21ºC em todo o Estado.
INVERNO TEM MENOS FRIO E MAIS CHUVA
Segundo a Ciram, o inverno terá a chegada de massas de ar frio, com gente de geadas e até neve na Serra Catarinense. No entanto, o frio não será duradouro e deve intercalar com períodos mais quentes. Mesmo no inverno, a Ciram prevê veranicos, com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC).
De acordo com a Ciram, o El Niño pode fazer com que a média de chuva acumulada suba consecutivamente em junho, julho e agosto. Segundo o órgão, a condição é causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a ventos fortes em altos níveis da atmosfera. (ND+).