BRs-476, 153 e 280: Nossas rodovias federais pedem socorro!

Com a inauguração do trecho da BR-476 no início da década de 70 do século passado, durante alguns anos contamos com uma rodovia de excelente qualidade ligando União da Vitória/São Mateus do Sul/Araucária/Curitiba.

Uma rodovia, com pouco trânsito, que propiciava tranquilidade para atender às necessidades de acesso de União da Vitória à capital do Estado, outras regiões do Paraná e do país.

A BR-476 (Rodovia do Xisto), antes, chegou e parou em São Mateus do Sul, com o objetivo de atender ao complexo da Petrobras no seu projeto de exploração do xisto betuminoso.

Foi então que União da Vitória iniciou uma verdadeira ‘guerra’, através de suas lideranças, para que o trecho de São Mateus a União da Vitória fosse pavimentado.

E o resultado daquela movimentação, que tinha como seus principais líderes o prefeito Domício Scaramella, mas principalmente o vice-prefeito Alfonso Francisco Ulrich, que presidia também a Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime militar, junto com as lideranças empresariais e apoio decisivo do governador Paulo Pimentel, foi fundamental para que o Governo Federal, através do extinto DNER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão do Ministério dos Transportes, torna-se realidade o veemente apelo para que o trecho fosse pavimentado.

BR-153 (TRANSBRASILIANA)

Mas, surpreendentemente, passados bem menos de 8 anos, foi iniciado, pelo então DNER, em ritmo célere, o asfaltamento da BR-153 (Transbrasiliana), ligando a BR-476 ao Estado de Santa Catarina, além do asfaltamento da PRSC-280, pelo Governo do Paraná, ligando o Horizonte a Palmas/Clevelândia/Pato Branco/Francisco Beltrão/Barracão, encerrando com aquela ‘tranquilidade’ do trecho da 476, que foi exclusivo por alguns anos para nós de União da Vitória/Porto União.

Foi aí que começou uma nova realidade para a região.

Com a inauguração da 153, o movimento começou a aumentar cada vez mais, transformando a 476 em trecho de um dos mais importantes corredores do Sul do país.

E, em 1986, a inauguração do trecho da SC-280, agora BR-280, que liga Porto União/Irineópolis/Canoinhas, com mudanças em seu projeto original do extinto DNER, já que os 75 quilômetros de Porto União a Canoinhas foi asfaltado pelo Governo do Estado e não, como estava deveria, pelo Governo Federal. Uma das mudanças mais importantes foi a exclusão do trecho da região do Pintado até a BR-153, que obrigou o trânsito a utilizar parte de avenidas dos bairros Santa Rosa e São Pedro na cidade de Porto União, além de extenso trecho de competência do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de União da Vitória – A Via Reolon.

Mas o projeto para que o trecho ligando a BR-280 a BR-153 deve em breve – acreditamos – ser concretizado.

476 E 153 EM SITUAÇÃO COMPLICADA

Não faz muito tempo, projeto de revitalização da 153 de União da Vitória até à divisa com Santa Catarina, graças à participação do então deputado federal Airton Bernardo Roveda, com a construção de várias trincheiras, principalmente na junção com a 476 em União da Vitória, acabando com aquele trevo que chegou a ser denominado de “trevo da morte”, pelo número elevado de acidentes foi executado.

Mas aquela revitalização, inclusive no pavimento da rodovia, já está novamente em condições, que em alguns trechos chegam ser péssimas, precisando, com urgência, de ações do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), vinculado ao Ministério da Infraestrutura do Governo Federal.

Sem um deputado federal eleito pela região, quem deve encontrar alguém que possa ajudar lá no novo Governo Federal, são os prefeitos, principalmente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), além dos deputados estaduais Hussein Bakri, Alexandre Curi e do federal Tadeu Veneri. Os três, embora em partidos diferentes, com ligações fortes com a região.

BR-280/PORTO UNIÃO/CANOINHAS

Já a BR-280, que liga Porto União a Canoinhas, está tendo vários trechos sendo recuperados. Mas esse trecho precisa mesmo é de ser revitalizado, com alargamento da pista, terceiras faixas e a ligação com a BR-153, para livrar os bairros Santa Rosa, São Pedro (Porto União) e Via Reolon (União da Vitória) do intenso tráfego, principalmente de veículos pesados, que só passam por aqui, sem nenhum resultado econômico para as cidades. Porque só atravessam…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *