22 de março – Dia Mundial da Água, com a ONU alertando para o iminente risco de faltar água
Nesta quarta-feira, 22, quando é comemorado o “Dia Mundial da Água”, a Organização das Nações Unidas alertou para o “risco iminente” de uma crise global de escassez do recurso relacionada ao consumo excessivo e às mudanças climáticas.
“A água inicia guerras, apaga incêndios e é fundamental para a sobrevivência humana, mas garantir o acesso de todos depende em grande parte da melhoria da cooperação”, pontuou o novo relatório da organização.
De acordo com os dados apresentados, atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas não tem acesso à água potável de qualidade e outros 3,6 bilhões não tem acesso a saneamento. Dessa forma, a ONU concluiu que a população urbana global já enfrenta escassez de água, mas a quantidade pode ainda duplicar.
Por isso, a organização considera urgente o estabelecimento de “mecanismos internacionais fortes para evitar que a crise global da água saia de controle”. Além disso, a ONU destacou que a água é o “nosso futuro comum e é essencial agir para partilhar equitativamente e gerir de uma forma sustentável”.
(COM INFORMAÇÕES).