|

Albertino Mafra: Um bombeiro/militar que honra a comunidade de Porto União!

“Porto União, cidade amiga, que a tanto tempo já me abriga”.

É lembrando desse trecho do Hino Oficial de Porto União, de autoria dos saudosos Yvonnich Furlani e Felício Domit, em 1967 do século passado, que um dos mais respeitados integrantes do quartel da instituição do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, sediado em Porto União, embora na reserva como sub-tenente, ALBERTINO MAFRA, lembra, com emoção, que nesta quinta-feira, dia 16 de março de 2023, completa 50 anos –  cinquentenário – de sua chegada a Porto União para servir com a mais absoluta dedicação à sua tarefa de bombeiro/militar, na então recente unidade instalada na cidade.

A TRAJETÓRIA, ATÉ 2023, DE ALBERTINO MAFRA

Albertino Mafra, filho de Humberto e Tereza Junckes Mafra, nasceu na localidade de Alto Três Barras, município de Petrolandia, Santa Catarina.

Serviu ao Exército Brasileiro na cidade de Lages, Santa Catarina.

Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, em 1971, após concluir o Curso de Soldado Bombeiro, sendo destacado em marco de 1973 para a integrar a unidade da Instituição na cidade de Porto União, onde permanece até hoje.

Anteriormente, em Florianópolis, duas vezes, participou de cursos, ingressando no Corpo de Bombeiros, em 1971. E, após concluir o Curso de Soldado Bombeiro, sendo então transferido, em março de 1973, para a cidade de Porto União, onde permanece até hoje, após ter sua transferência para a reserva, definitivamente, em outubro de 2018.

Mesmo na reserva, após ter cumprido seu tempo, o sub-tenente Mafra, interinamente, num período definido pela Instituição, foi convocado para integrar o efetivo da instituição. 

Albertino foi, ainda, Presidente da Associação de Bombeiros Comunitários de Porto União por três mandatos e atualmente é o vice-presidente.

Além de seus deveres como Bombeiro, Mafra vem há anos tendo atuação marcante na vida social/comunitária de Porto União e do Estado de Santa Catarina, principalmente nos movimentos  das APAES de Santa Catarina, de cuja Associação exerceu a função de Diretor de Patrimônio.

Integrou, também, por três mandatos,  o Conselho Regional das APAES do Planalto Norte do Estado, função que ainda exerce.

Notável, há muitos anos, sua dedicação, como membro diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União.

Albertino Mafra, que, como em um dos versos do saudoso Yvonnich Furlany, “aportou às margens do Iguaçu” e aqui permaneceu, passado meio século, se transformando num grande exemplo para todos nós de um cidadão que honra sua Pátria, sua família e a sociedade porto-unionense, 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *