De autoria de Alexandre Curi, ALEP aprova projeto que institui o Dia do Sanepariano
O próximo dia 22 de março, quando já se comemora o Dia Mundial da Água, passará a ser também o Dia do Sanepariano com a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), do projeto de lei 454/2022, do deputado Alexandre Curi (PSD). A iniciativa visa homenagear os servidores da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, que completa 60 anos de existência em 2023.
O texto avançou em primeiro turno de votação na sessão plenária desta segunda-feira (13), após ter recebido pareceres favoráveis de todas as comissões técnicas da Casa.
Dedicação
Na justificativa ao projeto, Curi destaca a dedicação que os funcionários da Sanepar têm para com a empresa. “Inclusive os saneparianos não mediram esforços para continuar servindo os paranaenses na pandemia, onde não pararam por nenhum momento, bem como se desdobraram no grande período de estiagem, que castigou não apenas o saneamento, como também a agricultura e a pecuária do Estado”, ressalta.
“Como grande homenagem a estes profissionais exemplares nada mais importante do que dedicar a eles um dia para serem lembrados, que seria o dia 22 de março, comemorado também o Dia Mundial da Água”, complementa Curi.
A Sanepar foi criada em 1963 (Lei nº 4.684) e hoje é uma das maiores empresas em operação no estado. É responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, além de 297 localidades de menor porte. Na área de resíduos sólidos, a empresa opera aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte, atendendo no total, sete municípios.
(CONTRAPONTO).