A celebração do 47º aniversário do Núcleo Educacional ‘Fernando Sobral’
Nesta quinta-feira, dia 09 de março, foi realizado no ginásio de esportes Olímpio Lusa, da Escola Cívico Militar/Núcleo Educacional João Fernando Sobral, solenidade alusiva ao 47º aniversário de criação do Núcleo Educacional João Fernando Sobral.
Participaram do evento o prefeito Eliseu Mibach; vereador Neilor Grabovski, presidente da Câmara Municipal; secretária de Educação, professora Aldair Muncinelli; Ponto Focal da ECIM, professora Silmara de Fátima Amarante Bueno; ten-Cel Jefferson Flores Retori, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado; capitão Marcos Colla, comandante da 3º Cia Bombeiros Militar de Porto União; vereador Walbert de Paula e Souza; presidente do Conselho Escolar João Fernando Sobral, Rose Amanda Muxfeld de Lima; diretor do Colégio Vila Militar, 2º sargento Almires ; representando o comandante da 2ª/3º BPM-SC, 3º Sargento PM Claudinei; Osmar Martins, representando o deputado Vicente Caropreso; além da direção, corpo docente, equipe de monitores, funcionários, pais e responsáveis; corpo de alunos da escola cívico-militar e alunos do Ensino Fundamental do Núcleo Educacional.
O evento contou com apresentações musicais, poesias e um bolo lindo e delicioso distribuído aos pais e alunos depois da canção de parabéns.
A escola estava impecável e os alunos demonstraram toda educação e disciplina habituais.
UM RESUMO DA HISTÓRIA DA ESCOLA
A Escola Municipal Fernando Sobral foi construída na década de 70 do século passado pela Prefeitura Municipal, em terreno doado, com o apoio do Lions Club Internacional.
O primeiro bloco foi inaugurado em 1976 na gestão do prefeito Victor Buch Filho e recebeu o nome de Fernando Sobral, primeiro brasileiro a ocupar a presidência do Lions Clube Internacional, como reconhecimento pelo apoio da importante instituição internacional na construção da escola.
Mas foi durante várias décadas, até 2023, início da terceira década do século 21, com o desenvolvimento daquela região da cidade de Porto União, que as administrações municipais foram ampliando o prédio, que conta atualmente com uma excelente estrutura, que pode ser considerada como de primeiro mundo, além de servir para a primeira escola cívico-militar, que tem o respaldo do Exército Nacional.
Aquele pequeno prédio de 1976, com várias ampliações e dotado de todos os equipamentos indispensáveis ao atendimento do ensino, transformado em Núcleo Educacional, tem ginásio de esportes e no seu entorno uma igreja.
As mudanças mais importantes no Núcleo Educacional Fernando Sobral, hoje sede de escola cívico-militar, foram registradas nas gestões do atual prefeito Eliseu Mibach, que reeleito em 2020, com mandato até 2024, vai para a história como o prefeito mais longevo de Porto União, com 12 anos à frente da administração municipal, assessorado com competência pela professora Aldair W. Municinelli, que comanda a Secretaria de Educação.
(Com informações).