Décio Lima na presidência do Sebrae de Santa Catarina

O governo Lula passará por um teste político na próxima quarta-feira, quando se reúne em Brasília, a partir das 10 horas, o Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, para eleição do novo presidente. Está indicado pelo presidente da República o ex-deputado federal Décio Lima, presidente estadual do PT, candidato ao governo em 2022 e compadre de Lula.

Décio Lima em conversa com Lula – Foto: Foto: Cláudio Kbene/Divulgação/NDDécio Lima em conversa com Lula – Foto: Foto: Cláudio Kbene/Divulgação/ND

O Conselho é presidido pelo catarinense José Zeferino Pedroso, eleito e empossado em dezembro do ano passado. É integrado por 15 associações, representantes de bancos oficiais e federações empresariais.

A indicação de Décio Lima já conta com a adesão de 8 conselheiros. Para ser eleito precisa de mais 3 votos, perfazendo o apoio de 11 conselheiros.

A posição dos três votos faltantes é uma incógnita. Há conselheiros que defendem respeito ao mandato de quatro anos, que beneficia o atual presidente da Diretoria, Carlos do Carmo Andrade Melles, ex-deputado de Minas Gerais com seis mandatos.

O mineiro foi reeleito e empossado em novembro de 2022, com mandato vigente até 2026, sob os protestos do vice-presidente Geraldo Alckmin, que fez um apelo pela transferência da decisão, em virtude da posse do novo governo. Não foi atendido.

Carlos Melles foi eleito em 17 de abril de 2019 e, naquela época, interrompendo o mandato do presidente Guilherme Afif Domingues, escolhido em 2015.

A principal dúvida que vai prevalecer até o dia da votação pelo Conselho Deliberativo é se o ex-presidente Paulo Okamoto, que articula em nome de Lula, conseguirá os 11 votos para aprovar o nome de Décio Lima.

(MOACIR PEREIRA).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *