13 de fevereiro – Dia Mundial do Rádio!

Neste dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio, um veículo de comunicação com mais de 100 anos de existência. O tema deste ano é “Rádio e Confiança”. A data foi estabelecida pela Unesco na Conferência Geral da Unesco em 2011, em alusão à criação da rádio das Nações Unidas em 13 de fevereiro de 1946.

Meio de comunicação popular, o rádio vem sobrevivendo e se adaptando a séries de supostas ameaças tecnológicas à sua existência, como já foi a televisão e a internet. Até hoje o veículo se mantém firme e confiável, alcançando as áreas mais remotas do país.

O rádio foi inventado e patenteado em 1896 pelo italiano Guglielmo Marconi. Esse é o consenso científico, mas há no Brasil quem o conteste. O padre brasileiro Roberto Landell de Moura teria feito a primeira transmissão radiotelegráfica dois anos antes, mas não há registros desse feito.

Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta é a Rádio MEC, criada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize. Em 1936 nasceu a Rádio Nacional, que disparava suas ondas do Rio de Janeiro para o resto do país. Hoje, as duas emissoras fazem parte da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.

A Rádio Nacional registrou aumento de 23% na audiência em dezembro, impulsionada pela nova programação e lançamento do perfil da Nacional no Spotify. A Rádio  MEC teve uma expansão de quase 10% em ouvintes entre as estações FM no Rio, em comparação com 2020.

O RÁDIO EM NOSSAS CIDADES E REGIÃO

A primeira emissora de rádio instalada em nossas cidades foi a ZYD3 – Rádio União, que funcionou durante décadas até a sua fusão, bem recentemente, com a CBN (Central Brasileira de Notícias).

Anos mais tarde (que tem sua história contada e postada neste Site e publicada no jornal ‘O Comércio’ escrita por seu fundados João Darcy Ruggery), foi fundada a Rádio Colmeia, que seguindo os avanços técnicos da radiodifusão deve migrar em breve para o moderno sistema de Frequência Modulada (FM).

A terceira emissora instalada foi a Rádio Educadora, por iniciativa do saudoso Ervin Bomkoski, que comandava a Rede Hinterland de Emissoras de Rádio, com quatro no Paraná e uma em Santa Catarina – Rádio Colmeia.

Posteriormente, já no moderno sistema FM, foi instalada a Verde Vale, que atua ao lado da CBN, que é uma emissora vinculada ao poderoso Grupo da Rede Globo e tem programação voltada exclusivamente para o jornalismo.

Outra emissora – a FM 95 -, com sede em União da Vitória passou a integrar a Joven Pan, uma rede de rádio que vem atingindo posição de destaque nas pesquisas de audiência, inclusive em nossas cidades e região.

Em Porto União funciona também a Antena 1, que integra uma rede nacional.  Não sei exatamente quantas, mas aquele período de domínio, principalmente da Rádio Colmeia na região em todos os municípios da nossa grande região formada pelo Centro-Sul, Sul (PR) e Planalto Norte (SC), já está sendo divida pela instalação – todas em FM – nos municípios de Irineópolis, Cruz Machado e Bituruna, além de algumas que funcionam como comunitárias.

Mesmo com esse grande número de emissoras, o rádio continua sendo muito importante para as cidades irmãs e toda a região. 

(Com informações da Agência Brasil).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *