Passados 40 anos, Valdir Luiz Rossoni está sem mandato

Nesta terça-feira, dia 31 de janeiro de 2023, passados exatos 40 anos, um dos líderes políticos mais importantes da região de União da Vitória, Valdir Luiz Rossoni, deixa de ocupar um cargo no parlamento do Paraná e na Câmara Federal.

Rossoni começou sua vida pública em 1982, quando foi eleito prefeito de Bituruna, mas durante a gestão do saudoso prefeito Paulo Gayer, ocupou função importante na Prefeitura, com o resultado positivo de seu trabalho sendo reconhecido nas urnas no pleito de novembro de 1982.

Foi, como todos os prefeitos brasileiros, eleito para um mandato de 6 anos. Eleito prefeito por um partido (PDS) contrário ao primeiro governador eleito num pleito livre após a abertura do regime militar, que foi José Richa, do MDB, Rossoni não teve problemas com o estilo de governar do saudoso, tendo seu município sendo incluído em vários programas do Governo do Estado.

Sua gestão como prefeito foi o responsável pela arrancada de Bituruna para uma nova realidade, em todos os seus setores, principalmente na área urbana, igualmente na área rural, com o apoio, também, ao desenvolvimento industrial.

Na microrregião de União da Vitória acabou sendo visto como um líder em ascensão, com destaque ao trabalho como presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

Deixou a Prefeitura no final de 1988 e em 1990 concorreu à Assembleia Legislativa, com sua vitória iniciando uma trajetória como parlamentar que chegou a 40 anos.

Foi reeleito deputado estadual em 1994, 1988, 2002, 2006, 2010 e em 2014 deputado federal, com mais de 170 mil votos.

Foi, também, presidente da ALEP, com uma gestão austera que ganhou amplos espaços e tempo nos jornais e na televisão.

Mas Brasília parece que não o atraia, voltando ao Paraná para comandar a Casa Civil do governador Carlos Alberto (Beto) Richa. Uma função importante que o projetou em todos os 399 municípios do Paraná.

Para União da Vitória, que em 1914, teve votação expressiva, Rossoni foi um dos principais responsáveis, como chefe da Casa Civil, ao auxiliar na viabilização de importantes projetos, como a construção da nova ponte que liga o centro da cidade ao distrito de São Cristóvão, que tem população superior a mais dos 230 municípios do Paraná.

Em 2018, a surpresa: dos mais de 170 mil votos para a Câmara Federal conquistados em 2014, foram menos de 75 mil, deixando-o na 1ª suplência do PSDB.

Porém, circunstância irregular na vida pública do conhecido ‘Boca Aberta’, reconduziu o ex-prefeito de Bituruna à Câmara Federal.

E neste 31 de janeiro de 2023, Rossoni deixa definitivamente a vida pública, que começou em 1982 com sua eleição para prefeito de Bituruna, passadas 4 décadas.

Nas duas gestões do saudoso governador Jaime Lerner, na ALEP, exerceu com obstinação a função de líder do Governo. E nesse período foi notável a atenção que deu a União da Vitória nos projetos de restauração da Estação Ferroviária ‘União’ e do Cine Teatro Luz.

Mas deixou um herdeiro: seu filho Rodrigo, atual prefeito de Bituruna, que, segundo informações, vem realizando um excelente trabalho.

Dias atrás, em conversa com um destacado líder político da região, ele ainda não vê  Rossoni ‘fora do jogo político’, podendo ser importante, pelo volume de eleitores fiéis que tem,  no pleito municipal já no ano que vem, inclusive em União da Vitória.

Valdir Rossoni continua sendo mais respeitados líderes do PSDB paranaense.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *