Governador do Paraná e prefeito de Curitiba repudiam atos de terrorismo em Brasília
A elite política do Paraná reagiu neste domingo (08 de janeiro) aos atos terroristas perpetrados por bolsonaristas em Brasília, no Distrito Federal, uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelas redes sociais, tanto o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), criticaram os atentados cometidos por militantes de extrema-direita.
Em seu Twitter, o governador publicou um texto afirmando repudiar” profundamente” o que ele classificou como “atos de violência e os distúrbios acontecidos hoje, no planalto e no STF”. Na mensagem, o governador ainda destacou que acredita “na democracia, em um Brasil unido, livre e em paz”.
Já o prefeito Rafael Greca também utilizou as redes sociais para se manifestar, afirmando que o Brasil “não merece ruptura do pleno Estado de Direito Constitucional” e defendendo ainda que todos os políticos eleitos democraticamente devem ter “assegurado o irrestrito respeito de seus Direitos”. Ainda segundo Greca, o “Povo Brasileiro merece Paz Social, viver e trabalhar em harmonia”.
Por fim, já no final da tarde deste domingo o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) divulgou também uma nota de repúdio diante dos atentados em Brasília, repudiando e condenando, “do modo mais contundente possível, os trágicos e criminosos episódios ocorridos” hoje. Segundo o Instituto, as tentativas de invasão e os atos de depredação na capital federal “representam clara tentativa de golpe contra a Democracia brasileira” e os responsáveis (chamados de “verdadeiros terroristas” pelo Iprade) devem ser identificados e punidos.
Nota de repúdio
O Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – IPRADE, cujo maior objetivo é a defesa e o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito, vem repudiar e condenar, do modo mais contundente possível, os trágicos e criminosos episódios ocorridos neste 08.01.2023. Tais atos, de invasão e depredação dos prédios símbolo dos Três Poderes, representam clara tentativa de golpe contra a Democracia brasileira. Mais que repudiar, o IPRADE exige e demanda que os responsáveis – verdadeiros terroristas – sejam identificados e rigorosamente punidos. Tal medida será exemplo para os que, no futuro, ainda ousarem desafiar a estabilidade democrática e as instituições da República.
(Com informações).