Os 105 anos de minha terra Natal!
Porto União:
Município de muita beleza completa 105 anos!
Município do carisma, da mistura de raças e religiões, rodeada de cultura e banhada de fé, cujo povo dissemina alegria e que enfrenta suas adversidades com muito trabalho e coragem!
Parabéns Porto União! Com a mesma determinação que guerreamos todos os dias, superaremos essa crise e criaremos novas oportunidades!
Equilíbrio, Sabedoria, Oração e Inspiração, norteará o nosso caminho e sairemos erguidos e fortalecidos! Somos povo forte! Vamos juntos fazer acontecer!
Para o autor do Site, setembro de 2022, tem também um significado muito especial: o registro no Ministério do Trabalho (n° 627 como jornalista profissional) , completando 52 anos, além dos 5 exercidos sem a devida legalização, totalizando, portanto 57 anos.
E nesses 57 anos, foram tantos – dezenas, centenas, talvez até milhares – de ações como repórter de rádio, redator de jornal, vivenciadas e devidamente registradas, não só em Porto União, mas também em União da Vitória e dezenas de municípios da região do Vale do Iguaçu.
Mas, não só como profissional, mas também envolvido em entidades sociais, políticas, educacionais, trabalhos em instituições, a grande parte dentro do mais profundo respeito ao estado de direito e à democracia.
Envolvimento – sempre como voluntário – como membro do Rotary Glub; clubes sociais, esportivos (Jóia Tênis Clube, um dos mais bem estruturados do interior de Santa Catarina); em projetos de grande importância, como a implantação da estrutura do SIMAE; compra do prédio da Apae; instalação da Telepar; do tombamento do histórico Castelinho; da estação Ferroviária ‘União’ (lado catarinense); solução e tombamento para o patrimônio do histórico prédio ocupado pelo Grupo Escoteiro Iguaçu, que foi construído pelo Governo do Paraná, antes da definição dos limites dos estados de Santa Catarina e do Paraná; as campanhas pelo asfaltamento dos trechos da BR-280 de Canoinhas a Porto União e da BR-476 de São Mateus do Sul a União da Vitória; assessor (voluntário) da comissão de criação da FACE; a construção da usina de Salto Grande do Iguaçu e depois de Foz do Areia, cuja inauguração contou com a presença do presidente João Batista de Oliveira Figueiredo.
A grande emoção, durante 5 dias, foi a cobertura realizada em Treze Tílias pelo 5° Batalhão de Engenharia de Combate, então comandado pelo saudoso general Dirceu Ribas Corrêa, do trabalho realizado pelo Exército Nacional no projeto Aciso (Ação Cívico Social). Isso na década de 70, quando a região do Vale do Peixe em Santa Catarina não tinha um centímetro de rodovia asfaltada.
Mas, em circunstâncias que considero de certa forma especiais, ocupei a Chefia de Gabinete na gestão do prefeito Ilário Sander, respondendo ao mesmo tempo com as tarefas de assessor de imprensa, cerimonial, fotógrafo e secretário da Indústria e Comércio, período que criadas as condições para a instalação de um dos complexos industriais mais importantes de Porto União na atualidade.
Nos jornais que passei durante esses 57 anos (A Folha , O Comércio, a Notícia, A Cidade ), como repórter, redator, editor e diretor, estão milhares de matérias por mim produzidas defendendo os interesses de Porto União/União da Vitória e a região, inclusive os momentos dramáticos vividos nas cheias do rio Iguaçu, principalmente a de 1983.
São tantas as informações. Por isso encerro o texto, apesar do grande volume de material das gestões dos prefeitos mais recentes, como Santin Roveda (União da Vitória) e Eliseu Mibach (Porto União, principalmente dos seus seis anos de 1988 a 2004).