Vice-governadora Daniela Reinher acusa governador Carlos Moisés de torná-la inelegível
A vice-governadora Daniela Reihner gravou um depoimento dentro do carro que a transportava do interior do Estado para Florianópolis, acusando o governador Carlos Moisés de manobra para impedi-la de participar das eleições como candidata a deputada federal pelo PL.
Segundo também uma nota que publicou, condenando a atitude do governador, a definição da saída de Carlos Moisés, de forma inesperada, tinha por objetivo impedir que assumisse em circunstâncias inéditas.
Em nenhum momento, de acordo com suas declarações, o governador ou algum assessor tratou da transmissão do cargo e as condições para a interinidade.
E, segundo afirma, se assumisse o cargo, o governador retornaria à Chefia do Executivo, tornando-a inelegível, por ter ocupado cargo no governo, o que é proibido pela lei eleitoral.
Confirma a nota: “Estou no interior do Estado e esta manhã fui surpreendida com um SGPE (sistema de gestão de processos eletrônicos do governo), que marca para as 10h de hoje, os atos de transmissão do Governo do Estado.
Considerando o total desrespeito pessoal e institucional do governador para com a vice-governadora; a inexistência de qualquer conversa prévia comigo sobre o assunto; e que há tratativas amplamente divulgadas pela imprensa do pacto do governador Carlos Moisés com o MDB, seu sempre aliado, com objetivo também de impedir que eu assuma efetivamente o governo, pois ele retornaria à frente do executivo logo depois de se licenciar, buscando além disso inviabilizar o processo eleitoral._
Assim comunico aos catarinenses que não entrarei nos acordos do atual governador Carlos Moisés, e que pedi meu licenciamento do cargo de vice-governadora nesta manhã em razão da legislação eleitoral. Enviei resposta ao ofício da Casa Civil, pedindo as providências necessárias junto aos órgãos competentes._Lamento profundamente, mas não tenho qualquer ingerência na forma como este processo está sendo conduzido e espero, que neste período, Santa Catarina esteja em melhores mãos.Daniela Reinehr.”
(Do Blog do jornalista Moacir Pereira).