Anízio de Souza e seu difícil, mas não impossível, objetivo de conquistar uma vaga na Câmara Federal
Com o objetivo de conquistar uma das 513 cadeiras da Câmara Federal, Anízio de Souza cumpre extensa agenda de visitas.
Candidato à Câmara Federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Anízio de Souza, que numa iniciativa até surpreendente, deixou o Partido dos Trabalhadores (PT), que havia garantido a ele dois mandatos de vereador, vice-prefeito e até prefeito.
Surpreendente porque Anízio, desde a fundação do PT, vinha sendo o principal líder do partido, mas decidiu deixar a legenda, filiando-se no PSB para concorrer à Câmara Federal.
E como candidato à Câmara Federal, como tem nome bem conhecido em Porto União, cumpre agenda de visitas em dezenas de municípios de Santa Catarina. Mas claro que não se descuida de manter sua imagem em Porto União, seu principal reduto eleitoral.
O PSB, no Estado, está integrado na chapa majoritária com o PT, com seus candidatos a governador Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB), candidato à reeleição ao Senado.
O agora candidato a deputado federal do PSB, pelo PT foi vereador, vice-prefeito de 2009/2012 de Renato Stasiak (MDB) e prefeito de 2013/2016, com Aloísio Salvatti (MDB) como vice, aceitou o desafio de concorrer à Câmara Federal pelo PSB porque acredita e defende o projeto que está sendo apresentado pelos candidatos majoritários Décio Lima para o Governo do Estado e de Dário Berger para mais um mandato no Senado Federal.
O último candidato à Câmara Federal eleito em 1986 (Assembleia Nacional Constituinte), foi o ex-prefeito Alexandre Passos Puzyna, que já tinha sido eleito pelo MDB prefeito em 1972 e 1982. Com mais de 9 mil votos de Porto União e mais de 65 mil de vários municípios do Estado, mas na eleição de 1990 ficou na suplência, com menos de 25 mil votos, mas assumiu o cargo.
Em 1996, com o atual prefeito Eliseu Mibach como vice, pelo PMDB, foi eleito novamente prefeito, mas lamentavelmente faleceu em acidente na BR-476, sendo substituído pelo vice.
Conquistar uma das 16 cadeiras de Santa Catarina na Câmara Federal não é tarefa fácil, mas Anízio de Souza trabalha com afinco com esse objetivo.