General Luis Carlos Gomes Mattos, cidadão benemérito de União da Vitória, deixa a presidência do STM

Tomou posse na tarde desta quarta-feira (17), como ministro do Superior Tribunal Militar (STM), o General de Exército Lourival Carvalho Silva. O novo integrante assumiu a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Luis Carlos Gomes Mattos a partir de 28 de julho de 2022.

A cerimônia ocorreu no plenário do Tribunal na presença de autoridades da República, além de familiares, amigos, servidores e ministros da Corte. Na mesa do plenário, ao lado do presidente do STM, ministro Lúcio Mário de Barros Góes, estavam a vice-procuradora geral da República, Lindôra Maria Araújo, o ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, General de Exército Augusto Heleno, e o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte.

No início da solenidade, o ministro Odilson Sampaio Benzi saudou o novo empossado em nome do Tribunal. “Com certeza aqui chega não como um jovem magistrado em início de carreira, mas sim como um experimentado profissional das armas, conhecedor profundo da importância da hierarquia e disciplina como pilares básicos e essenciais das Forças Armadas, bem como dos efeitos negativos da sua falha no componente armado da Nação”, declarou o magistrado, destacando a elevada capacidade intelectual do novo ministro e os pontos altos de sua trajetória profissional.

Ao proferir o seu discurso, o ministro Carvalho reafirmou o seu comprometimento com a nova missão e afirmou que a data de sua posse no STM era o dia de maior júbilo em 47 anos de carreira. “Ingresso no corpo de magistrados desta Egrégia Corte comprometido em atuar com o máximo de cautela, zelo, dinamismo e eficiência, sempre em deferência à hierarquia e à disciplina, pilares essenciais das Forças Armadas”, afirmou.

“O mister judicante que me aguarda é atividade inédita para mim. E não tenho dúvida que, para desempenhá-la à altura do que já vem sendo brilhantemente executado pelos eminentes componentes desta respeitável Corte, muito me será exigido”, declarou o magistrando, dizendo-se consciente da importante missão da Justiça Militar da União para o País.

GENERAL LUIS CARLOS GOMES MATTOS

Natural de União da Vitória, até 28 de julho, a presidência do STM foi ocupada pelo general Luis Carlos Gomes Mattos, que no dia 13 de junho, em sessão solene da Câmara Municipal, recebeu o título de cidadão benemérito, como reconhecimento por um filho união-votoriense ter se destacado na carreira militar, chegando à presidência do Superior Tribunal Militar (STM).

Na cerimônia de despedida da presidência do STM, em 28 de julho, o general Luis Carlos Gomes Mattos afirmou “que a responsabilidade pelas eleições é da Justiça Eleitoral, e que a missão dos militares é “diferente”. Disse o general Gomes: “Não temos que nos envolver, mas garantir que o processo seja legítimo, já que essa é a missão das Forças Armadas”. Disse também que “os militares têm o dever de atuar dentro daquilo que está previsto para assegurar que o processo eleitoral seja legítimo e que, no final tenha o RESPALDO POPULAR”,

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *