Caminhão OdontoSesc está em União da Vitória

Na tarde de quarta-feira (10), em solenidade que contou com a presença do presidente do Sesc Senac, Ari Faria Bittencourt, e do diretor do Sesc Paraná, Emerson Santos, na seda da instituição, foi oficialmente confirmada a presença do ‘Caminhão OdontoSesc’ em União da Vitória.

Ao ato de confirmação da importante ferramenta de saúde da instituição Sesc Senac do Paraná em União da Vitória contou com a presença do prefeito Bachir Abbas, dos secretários municipais da Saúde (Carlos Diego Train) , da Educação (Ricardo José Brugnago), Horst Waldraff, além de vereadores e representantes dos meios de comunicação.

Documento que permitirá a presença, pelo período de 90 dias em União da Vitória do OdontoSec, foi assinado pelos dirigentes do Sesc Senac, prefeito municipal e secretário municipal da Saúde.

O que é o OdontoSesc e os seus benefícios

O OdontoSesc surgiu como forma de ampliar o alcance das clínicas odontológicas fixas. Os roteiros das 59 unidades móveis são traçados de forma a atender a população de locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pouca ou nenhuma cobertura de serviços odontológicos. As unidades permanecem nas localidades por 90 dias úteis, e, além do atendimento, promovem: ações educativas; reforço da ação comunitária através do estímulo ao desenvolvimento de projetos locais; intercâmbio de saberes e práticas entre profissionais de saúde; formação de agentes multiplicadores em saúde bucal; empoderamento e desenvolvimento de habilidades individuais das comunidades, e contribuição para reorientação dos serviços locais, com foco na promoção de saúde e biossegurança.

Os veículos das unidades são adaptados, com 14 metros de comprimento, para compor consultórios odontológicos que atendem todos os requisitos necessários ao atendimento clínico dos pacientes: cadeiras odontológicas, equipamento de raio-X e sala de esterilização. A equipe é formada por cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, educador em saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e técnico de manutenção da unidade móvel.

Do lado de fora da unidade, há sempre uma tenda para atendimento do público e realização de ações educativas. O atendimento começa pelo cadastro do paciente, que, em seguida, passa pelo “escovódromo”, onde, junto com um profissional de saúde bucal, realiza escovação dentária e usa fio dental. As clínicas móveis também oferecem tratamentos como profilaxia (limpeza), remoção de cálculo (tártaro), aplicação tópica de flúor, restaurações e exodontia (extração dentária). Cirurgias mais complexas, suspeitas de câncer de boca e tratamentos de canal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (atendimento do SUS) mais próximo. (Com informações)

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *