O derretimento do PSDB de Santa Catarina

(Moacir Pereira)…..

 

Um fenômeno inusitado vem se registrando na campanha deste ano em Santa Catarina.  A queda de prestígio e poder político do PSDB.

Legenda histórica decisiva na eleição de Luiz Henrique da Silveira em 2002, teve um crescimento significativo em 10 anos, com a conquista de milhares de eleitores, novas prefeituras e centenas de vereadores. Era forte e poderoso na falecida tríplice aliança.

Dória afundou o PSDB – Foto: ArquivoDória afundou o PSDB – Foto: Arquivo

O PSDB viveu em 2018 uma experiência única. Sua convenção em Joinville foi um espanto: a mais bem organizada e entusiasmada.

O senador Paulo Bauer, impulsionado por uma plateia eufórica, fez vibrante discurso como candidato a governador, com promessas de mudanças no Estado. E o ex-prefeito Napoleão Bernardes, ainda mais vibrante,  foi aplaudido de forma entusiástica como candidato ao Senado.

Passaram-se semanas, o PSDB deu um cavalo de pau. Coligou-se com o MDB para apoiar Mauro Mariani ao governo, tendo Napoleão Bernardes como vice e Paulo Bauer na reeleição ao Senado.

Resultado: Mariani com Bernardes ficaram fora do 2º turno, com apenas 23,21% dos votos, e Bauer com minguados 12,28% em quinto lugar na disputa ao Senado.

De lá para cá, graças ao ex-governador João Dória, o PSDB foi derretendo, com reflexos imediatos em Santa Catarina.

Na segunda-feira (01), em sua convenção deveria definir seu futuro: com Esperidião Amin, com Carlos Moisés ou com Jorginho Mello. Mas a decisão ficou para quinta-feira (04).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *