25 de Julho – Dia do Colono e do Motorista
Neste 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista, nosso reconhecimento àqueles que plantam e transportam as bases do desenvolvimento nacional.
Em nossas cidades, o Dia do Motorista, depois de um interregno de mais de dois anos, a tradicional Festa do Motorista foi realizada na sua principal base, o Distrito de São Cristóvão, que tem o nome do padroeiro da heróica classe, com milhares de veículos, após grandioso desfile, sendo abençoados pelos padre da Igreja Nossa Senhora da Salete.
DIA DO COLONO
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo.
O Colono, em nossa região, merece especial reconhecimento, porque o responsável pelo início do início do crescimento econômico, social e cultural, através das diversas etnias, notadamente de alemães, poloneses, ucranianos e outras.
O Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Em sua história, ele viveu na Síria e seu martírio aconteceu no século III. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. No dia 5 de setembro de 1968 foi sancionada, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.496, que instituiu oficialmente o “Dia do Colono”.
Embora não seja considerado um feriado Nacional, no Brasil muitas cidades tem a data como festiva. Apesar da realização ou não do feriado, a data é comemorada com eventos, festas, carreatas e, como a deste domingo, após a perversa pandemia da Covid-19.
Motorista
A bordo de seus carros, caminhões, ônibus, carretas e motos, os motoristas carregam consigo uma grande responsabilidade social. São encarregados de transportar diversos tipos de mercadorias, famílias e até mesmo sonhos, para diversas cidades e regiões, e às vezes por caminhos sinuosos.
Especialmente nesta data, vale refletir sobre a importância dos quase 2 milhões de motoristas de caminhão, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD, espalhados pelo país inteiro.
Os desafios de quem trabalha nas estradas brasileiras são imensos, não bastasse o mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias para percorrer, segundo o Departamento Nacional de Transportes Terrestres -DNIT, há também os dias longe de casa e da família, as difíceis condições do trânsito e de segurança, a necessidade de reduzir o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico, além da missão de proteger as cargas que transportam Brasil afora.