O ex-prefeito Santin Roveda (União Brasil) disse nesta quarta-feira, 13, que o arquiteto e urbanista Jaime Lerner deixou um extenso legado que serve de referência, notadamente, em áreas como mobilidade urbana, criação de espaços de convivência e equipamentos públicos e na proposta de valorizar o morador em relação ao cotidiano e na gestão das cidades brasileiras.
“Eu tenho percorrido o Paraná e conversado com prefeitos, gestores, vereadores e lideranças e tenho notado que as cidades já adotam alguns conceitos práticos de Lerner como a criação de parques urbanos, proteção de reservas verdes e cursos d’água e a revitalização de áreas centrais e históricas dos municípios”, disse Santin Roveda que contou com o apoio do arquiteto de renome mundial na elaboração do plano diretor de União da Vitória. Santin Roveda, pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2 de outubro, cita exemplos como a chamada acupuntura urbana, como definia Lerner, que além de revitalizar espaços e equipamentos urbanos, ressalta a identidade de cada município. “Em União da Vitória a identidade está desde as placas de sinalização, pontos de ônibus, até as intervenções no centro histórico e novo arruamento da região central”.
Plano urbano – Jaime Lerner, após conversar com os moradores da cidade, projetou um novo plano de expansão com áreas e zonas comerciais e industriais, além de parques ambientais que vão diminuir as cheias provocadas pelo rio Iguaçu. “Há novos lagos de contenção que cumprem a mesma função do Parque Barigui em Curitiba, o que se torna também mais um espaço de lazer e saúde para a população”. disse. A admiração por Lerner, destaca Santin, é antiga e veio da boa impressão que o arquiteto causou com as intervenções urbanas na capital paranaense.
“Na prefeitura, não tive dúvida em consultá-lo e convidá-lo para nos apoiar na gestão urbana de União da Vitória”. O legado do arquiteto e urbanista, segundo o ex-prefeito, já é colocado em prática nas pequenas, médias e grandes cidades no mundo inteiro. “Desde os calçadões que valorizam a convivência humana sem atrapalhar outras atividades, os chamados ônibus biarticulados e BRT’s, as canaletas exclusivas para o transporte urbano, os terminais multifuncionais, as ruas da cidadania e principalmente que os moradores de cada bairro ou região tenham acesso mais ágil não só aos serviços públicos como afazeres do cotidiano e até ao trabalho”.