Na noite de quarta-feira, dia 13, o PSDB Mulher de Porto União realizou sua eleição de nova diretoria. A chapa foi eleita por aclamação e ficou assim composta: Presidente Léia Alberti, Vice Rayllana Hort Larsen, Secretária Dulcimar Sonnenstrahl, 2ª Secretária Maristela Santi Correa, 1ª Tesoureira Naoeli Ranthum e 2ª Tesoureira Marli Miranda
O evento contou com abertura do presidente do PSDB de Porto União Célio Tucano, que é pré-candidato a prefeito. Ele reforçou sua confiança na competência e dedicação das mulheres por sua polivalência já que costumam ser muito eficientes em tudo o que se dedicam a fazer, assumindo várias funções. Falou da importância das mulheres no partido que vai muito além da necessidade de 30% das vagas obrigatórias.
Elisabeth Rocha e Cristiane Ramos, presidente e vice, fizeram uso da palavra incentivando a participação mais efetiva das filiadas no processo eleitoral inclusive destacando a percepção das dificuldades encontradas pelas candidatas ao serem comparadas durante a campanha com os colegas do sexo oposto. Beth disse que essas dificuldades devem servir de incentivo para superação de barreiras.
Andréa Le Senechal Duarte, que foi uma das candidatas à ocupar uma vaga no Legislativo na última eleição, também fez uso da palavra reafirmando o cenário desfavorável para o público feminino, ao mesmo tempo que encorajou a união das mulheres para dar mais destaque às colegas porque entende que somente coma união do grupo será possível conquistar o espaço que as mulheres merecem na administração pública, inclusive lançando candidatas ao executivo.
Maristela Correa compartilhou sua experiência negativa ao concorrer às eleições para alertar às colegas sobre como a disputa pode ser injusta e dificultada por manobras mesquinhas de opositores inseguros.
Aldair Muncinelli encorajou a todas a se unirem em defesa própria, dando suporte e compartilhando experiências positivas em sua carreira profissional. Falou da necessidade de enfrentar os medos tendo a segurança do apoio do partido e das colegas que devem se fortalecer. Usou sua própria trajetória política como exemplo motivador incentivando as mulheres a sentirem orgulho de suas capacidades sem aceitar menos do que fazem por merecer.
Rayllana, que também já tem experiência na corrida eleitoral, disse ter se sentido lisonjeada ao ter sido incentivada por colegas a assumir a presidência, mas aceitou o convite da colega Leia, assumindo a vice-liderança do grupo prometendo dedicação e lealdade ao grupo.
Léia, por sua vez alertou às colegas para que conheçam seus direitos e deveres dentro da agremiação para que não sejam prejudicadas e que não se intimidem deixando de expor suas sugestões, criticas, elogios ou mesmo dúvidas. Afinal, informação é essencial em todos os âmbitos, principalmente na política atual. (Assessoria do PSDB Mulher de Porto União.