Varíola dos macacos: “Paraná não corre o risco de enfrentar uma nova pandemia”, diz o secretário da Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos, a monkeypox, ressaltou que o Paraná não corre risco de enfrentar uma nova pandemia. O secretário de Saúde do Paraná, César Neves, em entrevista à Rádio CBN Curitiba, disse que não há nenhuma comparação entre a varíola e a Covid-19.
“Estamos no monitoramento. Esse caso confirmado não muda em nada a nossa estratégia. Em algum momento haveriamos de ter um caso confirmado. Não devemos fazer uma comparação pura e simples com a Covid 19, que são doenças completamente diferentes, com evolução diferente e taxas de mortalidade também diferentes”, disse. Ele descartou a possibilidade de uma nova pandemia. “Não temos chance alguma de termos uma pandemia de varíola dos macacos”, afirmou o secretário.
Neves ressaltou ainda que o formato de transmissão da varíola dos macacos se dá de forma quase íntima. “É um contato próximo, precisa ter contato com aquele líquido das bolhas, as chamadas vesísulas. Então é um contato mais próximo que a influenza ou a Covid 19”, disse,
O secretário lembrou que há dois casos em investigação de moradores de Londrina e Cascavel, nas regiões norte e oeste do Paraná. Ele fez um apelo para que pessoas que possam ter viajado para locais onde há a confirmação de infecções e que apresentem algum sintoma, procurem as unidades de saúde para receber atendimento. (CBN).