Governador Carlos Moisés e vice Daniela nesta quinta-feira (30) em Porto União

Apesar das circunstâncias que separam politicamente o governador e a vice, Porto União recebe na manhã desta quinta-feira (30) a visita do governador Carlos Moisés da Silva e a tarde da vice Daniela Reinhert.

Moisés e Daniela foram eleitos em 2018, no segundo turno, na onda bolsonarista, que levou os dois ao Governo do Estado, apesar que no primeiro turno, aqui em Porto União, o preferido foi Mauro Mariane (MDB) e o vice Napoleão Bernardes (PSDB).

Mauro e Napoleão ficaram fora do segundo turno, disputado por Carlos Moisés da Silva, pelo PSL de Jair Bolsonaro, e Gelson Merísio do PSD e João Paulo Kleinubing, DEM/agora UniãoBrasil, que foram politicamente “massacrados” por Moisés e Daniela por conta da onda de Jair Bolsonaro.

No início da pandemia da Covid, Carlos Moisés acabou envolvido em problema relacionado à compra irregular de respiradores, com consequências nada agradáveis, pois, através de impeachment aprovado pela ALESC, foi afastado por seis meses do cargo, reconquistado e depois afastado novamente. Mas retomou o cargo, graças ao próprio parlamento estadual que o havia afastado.

Curiosamente no primeiro processo de impeachment, o relator que levou Moisés a deixar o comando do Estado foi o deputado Valdir Cobalchini (MDB), atualmente um de seus fiéis aliados. Mas, como dizem: “a política é dinâmica”. E essa mudança de postura de Cobalchini não surpreende os que acompanham o ‘andar da carruagem da vida política’.

Daniela é candidata à Câmara Federal e Moisés à reeleição 

Os dois vão estar nesta quinta (30) em Porto União, mas em eventos diferentes.

O governador visita pela manhã o Hospital São Braz (São Camilo), que deve receber benefícios do Estado, como aconteceu na quarta (29) em Mafra.

Em seguida vai ao Distrito Industrial ‘Estanislau Novacki’ inspecionar as obras de revitalização do acesso que está sendo executado pela Prefeitura com apoio financeiro do Governo do Estado.

Vai também assinar a autorização para a licitação do projeto para pavimentação do trecho rodoviário que liga a BR-280 a BR-153, tirando o intenso trânsito, principalmente pesado, de algumas áreas importantes do quadro urbano de Porto União e de União da Vitória.

Após sua visita a Porto União, que na verdade será bem rápida, o governador deixa Porto União e deve visitar outros municípios, já que a partir da semana que vem, porque é candidato à reeleição, não poderá mais participar de eventos administrativos públicos, mesmo permanecendo no cargo.

Vice na inauguração da Escola Cívico-Militar 

Já a vice-governadora Daniela Reinhert, que está ‘rompida’ com o governador e é candidata à Câmara Federal pelo PL, partido do presidente Bolsonaro e do senador Jorginho de Mello, candidato a governador, vai estar à tarde em Porto União para participar da inauguração da Escola Cívico-Militar, no prédio da escola municipal ‘Fernando Sobral’.

Essa cerimônia inaugural terá um significado muito importante para o segmento da educação em Porto União e vai contar com a presença de representantes do Exército, deputados e grande número de convidados.

Comportamento institucional do prefeito 

O prefeito Eliseu Mibach – e nem poderia ser diferente – recebe com o mais absoluto respeito o governador e a vice-governadora. Os dois podem estar em lado opostos politicamente, mas o que interessa mesmo é o apoio a Porto União.

A revitalização do acesso ao Distrito Industrial, especialmente a autorização da elaboração do projeto da ligação da 280 a 153 e a ajuda ao hospital, estão, acredito, para o prefeito, bem como para a maioria dos empresários e da população, acima de qualquer eventual ‘discórdia’ política.

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *