Eliseu Mibach comandará a reeleição de Carlos Moisés em Porto União
Eliseu vai comandar a reeleição de Carlos Moisés em Porto União, mas os eleitores podem ter outras opções: Gean Loureiro, Décio Lima e até Antíbio Lunelli.
Todos os 32 prefeitos do PSDB, eleitos em 2020, inclusive Eliseu Mibach, de Porto União, decidiram que vão apoiar à reeleição do governador Carlos Moisés da Silva. Nesta quarta-feira (25) eles foram até a capital hipotecar apoio ao atual chefe do executivo estadual.
Além do PSDB, o MDB está divido, com parte demonstrando vontade de apoiar Moisés e outra ainda fiel ao pré-candidato Antíbio Lunelli, escolhido em pré-convenção do ‘Mandabrasa’, que mantém diretórios nos 295 municípios do Estado.
Em Porto União, Mibach, que esteve na capital com os demais prefeitos tucanos, deve estar à frente da campanha da reeleição do atual mandatário estadual.
Só não podemos saber, caso realmente seja confirmada a candidatura de Antíbio Lunelli, como vai agir o MDB, que tem o vice-prefeito Erico Rosencheg e um vereador, se ao lado do prefeito pró Moisés ou isoladamente a favor de Lunelli. Mas o MDB tem outros líderes, entre os quais o ex-prefeito Renato Stasiak e o ex-vice-prefeito Aloísio Salvatti.
Para o prefeito Eliseu, que incluiu Porto União naquela ‘Projeto 1000’, que se não falhar, como já ocorreu com outros, a reeleição de Moisés é importante, porque representa uma injeção de mais de 35 milhões de reais para obras que ele considera relevantes.
Jorginho Mello (PL), Gean Loureiro (União Brasil), Antíbio Lunelli (MDB) e Décio Lima (PT)
Embora numa situação aparentemente confortável com relação à campanha da reeleição de Carlos Moisés, o prefeito, com certeza, está consciente que os eleitores terão outras opções, entre elas a candidatura praticamente já consolidada do senador Jorginho Mello (PL), partido do presidente Bolsonaro e que terá o apoio explícito de alguns nomes respeitáveis, entre os quais do vereador Walbert de Paula e Souza, que tem feito pronunciamentos, na Câmara Municipal, com fundamentos em questões que agradam a população.
Mas dos 11 integrantes do parlamento municipal, 6 são do PSDB, que com certeza estarão ao lado do prefeito na campanha da reeleição do governador Moisés, o que lhe dá segurança.
O ‘União Brasil’, resultado da fusão do Democratas com o PSL, partido que respaldou legalmente a candidatura do presidente Jair Bolsonaro e até do governador Moisés em 2018, já definiu, com o apoio do PSD, Gean Loureiro como seu candidato. E, em Porto União, tem pré-candidata à Assembleia Legislastiva: Mariane Schor Caesar, que tem a simpatia da cúpula estadual do novo partido.
Representando os partidos da esquerda, com apoio à candidatura de Décio de Lima ao Governo do Estado, o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito Anízio de Souza, pré-candidato à Câmara Federal.