A pavimentação com concreto da PRC-280 no trecho Horizonte Palmas

Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, mais de 20 quilômetros já estão liberados, com os dois lados da rodovia prontos; e há mais 10,5 km em meia pista realizados, totalizando mais de 40% de conclusão da obra. O investimento do Governo do Estado é de R$ 107,4 milhões e acaba com uma espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade da região.

A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.

“Quando assumimos o governo, essa era uma das rodovias que estava em piores condições do Estado. Existia há 40 anos e estava com o asfalto totalmente deteriorado, o que causava muitos acidentes. Eu determinei que fizessem um projeto de concreto, igual é feito nos Estados Unidos e Europa, iniciando um novo modelo de obras no Paraná, que são rodovias que duram 25, 30 anos, sem necessidade de manutenção periódica”, disse o governador quando esteve inspecionando a obra. “Isso vai gerar diminuição de custo e mais segurança para os caminhoneiros e para quem utiliza essa rodovia”.

“A PRC-280 só tinha duas alternativas: ou a reconstrução ou esse sistema de whitetopping, o primeiro do Estado do Paraná. São 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente. É uma rodovia com tráfego muito pesado com caminhões com madeira, e isso obviamente causa um dano significativo ao pavimento. Essa solução foi a ideal, por ser a mais econômica, já que a manutenção será feita só daqui 25 anos”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

OBRA – A obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

A pavimentação foi iniciada em dezembro do ano passado, mas as obras começaram bem antes com a preparação da pista e dos acostamentos para receberem as placas de concreto de 22 centímetros de espessura. Foi feita a fresagem na pista de rolamento e o nivelamento dos acostamentos com brita. A obra prevê, ainda, adequação dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical e elementos de segurança.

A intervenção também é um marco na engenharia rodoviária estadual. Em uma usina instalada próxima à obra, o concreto é feito da seguinte forma: pedras em diferentes tamanhos são colocadas em uma máquina totalmente automatizada, para então serem misturadas com cimento e, posteriormente, depositadas em um caminhão, que despeja a mistura no trecho a ser pavimentado.

O concreto tem 1h30 de tolerância para não endurecer no trajeto. Após descarregada, uma escavadeira espalha a mistura na frente da pavimentadora, que dá o acabamento no asfalto. Esse mesmo procedimento se repetirá ao longo de todo o trecho.

TERCEIRAS FAIXAS – Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, com um investimento de mais R$ 26,8 milhões.

“As terceiras faixas vão aumentar a capacidade de carga, trazendo mais desenvolvimento para o Sudoeste, que é uma região muito importante do Estado. Esse é o Paraná inovador, trazendo novas tecnologias, novas metodologias de trabalho e levando mais segurança para as rodovias paranaenses”, destacou o governador

A implantação entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em maio.

A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *