Ucranianos do Paraná pedem aos brasileiros que condenem a invasão da Rússia

A comunidade ucraniana paranaense, a maior do País, emitiu um apelo ao povo brasileiro para que condene o ataque russo à Ucrânia, segundo o comunicado, assinado pelo presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk. “Chamamos a toda a nossa comunidade ucraniana brasileira a reunir-se nas igrejas no domingo dia 27 e na quarta feira dia 2 de março”, diz.

A Rússia atacou a Ucrânia nesta quinta-feira, 24, com bombardeios contra alvos militares em Kiev, Kharkiv e outras cidades no centro e no leste depois de o presidente Vladimir Putin ter autorizado uma operação militar nos enclaves separatistas do leste do país, segundo o ministério da Defesa da Rússia. O governo ucraniano fala em oito mortos pelo bombardeio russo. Foram registradas explosões ainda nas cidades portuárias de Kiev e Mariupol. No começo da manhã, no horário local, sirenes antiaéreas soaram nas cidades de Kiev e Lviv, numa cena rara na Europa desde o fim da 2ª Guerra.

O comunicado ressalta que a comunidade é formada por 600.000 descendentes de ucranianos, que condenam “a cruel agressão russa a Ucrânia e chama todos o povo brasileiro a dar o apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e a ajuda humanitária”.

Sorotiuk afirma que a agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, pois ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas que é a busca da paz e da não agressão, da convivência pacífica dos povos e a solução pacífica dos conflitos. “A agressão militar russa a Ucrânia atinge toda a humanidade”, pontua. (Ana Ehlert).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *