Uma mulher assume a Ordem dos Advogados (OAB) em Santa Catarina

Na noite da última sexta-feira (18), Cláudia Prudêncio foi empossada como presidente da OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina). A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Cláudia é a primeira advogada em 89 anos a assumir o posto.

Cláudia Prudêncio, primeira mulher a presidir a OAB/SC – Foto: Isis Lacombe/Divulgação/ND

Na cerimônia, ela foi conduzida ao cargo pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que estava acompanhado do membro honorário vitalício da OAB/SC e vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn. Cláudia enalteceu o papel dos advogados catarinenses em seu discurso de posse.

Após 89 anos, advogada assume presidência da OAB-SC – Foto: Isis Lacombe/Divulgação/ND

“Garantir dignidade e respeito à advocacia é proteger a democracia e, sobretudo, o respeito à cidadania. (Nesse sentido) nosso projeto é coletivo e não só da Cláudia Prudêncio, mas sim de todo o Sistema OAB. É deste grupo unido e determinado em fazer ainda mais pela advocacia”, disse.

Ela aproveitou também para ressaltar a parceria que foi firmada com o vice-presidente nacional da OAB. “Eu cheguei, nós chegamos. Juntos, como sempre foi a nossa caminhada. E seguiremos lado a lado, ele, representando os advogados e advogadas catarinenses no Conselho Federal, e eu, à frente da OAB/SC”.

Rafael agradeceu Cláudia pela “confiança depositada há três anos, por acreditar num ousado e utópico projeto de transformação institucional que pretendia dar mais espaço às mulheres e aos jovens na OAB catarinense”. Rafael, até o final de 2021, presidia a OAB-SC.

ENCERRAMENTO DE CICLOS

Em 2021, o então membro honorário vitalício da OAB/SC, Maurício Voos, ascendeu sua presidência após Rafael Horn renunciar a OAB-SC para disputar as eleições do CFOAB. Na época, Cláudia comandava a CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina).

Cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira (18) – Foto: Isis Lacombe/Divulgação/ND

Após a renúncia, Cláudia foi escolhida para presidir a OAB-SC no lugar de Rafael Horn. Quem comanda agora a CAASC é Juliano Mandelli, que expressou o seu sentimento de comprometimento e gratidão em assumir a presidência.

“Ao lado da OAB/SC, levaremos com responsabilidade essa missão que nos foi concedida de servir à advocacia catarinense, levando assistência e solidariedade ao colega advogado e seus dependentes. Mesmo com todas as conquistas e avanços da última gestão, a CAASC seguirá trabalhando fortemente na transformação da entidade”, disse.

INOVAÇÃO E PROGRESSO

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a OAB de Santa Catarina é sinônimo de inovação e progresso. “Essa seccional tem sido visionária em sua atuação. Amparada na eficiência e na inclusão, a OAB/SC sempre semeou o futuro da advocacia deste Estado”, disse.

O governador Carlos Moisés, que também estava presente na cerimônia, destacou por sua vez os avanços da advocacia em parceria com o governo. “Estamos constituindo agora, com o apoio do TJSC, um grupo de trabalho para que a gente possa avançar com a melhoria da remuneração da advocacia dativa de Santa Catarina”. (Texto e fotos do ND+).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *