Secretário da Saúde do Paraná fala da importância da vacinação das crianças de 5 a 11 anos
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou em diversos veículos da imprensa, a necessidade da oferta da vacina contra a Covid-19, para crianças com idades de 5 a 11 anos, como estratégia para garantir maior segurança, controle da pandemia e imunização para a população.
“O Paraná foi um dos primeiros estados a pedir a vacinação pediátrica para o combate à pandemia. Reforçamos a importância do diálogo com o Governo Federal e o Ministério da Saúde com respeito. A orientação do governador Ratinho Junior é a vacinação universal e ostensiva, aliada à segurança sanitária para todos os paranaenses.”
Durante a agenda, o secretário também defendeu a atenção aos cuidados epidemiológicos com a chegada do fim de ano. Mesmo com um grande avanço no enfrentamento à pandemia, sobretudo com a adesão da população à vacinação, a validade em seguir as medidas de proteção, como a higienização e o uso de máscaras, segue afirmativa e com destaque redobrado no período comemorativo.
“Sem dúvidas, estamos vencendo a luta contra a Covid-19. No entanto, essa batalha continua e devemos usar de todas as ferramentas que dispomos. Ainda não temos casos confirmados da variante Ômicron em nosso estado, mas com a chegada do fim de ano, devemos redobrar a atenção. As medidas sanitárias e, principalmente, a vacinação, seguem como nossas principais aliadas nessa luta de responsabilização social” afirmou.
INFLUENZA H3N2 – Além da variante Ômicron, outro assunto de relevância foi o vírus influenza H3N2. Atualmente, não existe surto de gripe no Estado, e o número de infectados, segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde, são de 38 casos e um óbito até o momento. Apesar da situação não alarmante, o secretário também aproveitou para reforçar a importância da vacinação contra a influenza.
“Os recentes casos de influenza são um reflexo da adesão inferior da população na campanha de vacinação contra a gripe deste ano, iniciada ainda em abril, e também reforçam a sua importância. Hoje, o Paraná está acima da média nacional de vacinação, com 70% da população protegida. Ainda possuímos cerca de 700 mil doses da vacina para a gripe e por isso reforço o apelo do governador Ratinho Junior para que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A vacinação é também um ato de amor e de cuidado com todos que convivemos” destacou.