Psicóloga do CEJUSC fala sobre valorização da vida por convite do CIEE
Nesta sexta-feira (24/09) às 10h45, convidada pelo CIEE, a psicóloga Marcelle Andrea Leite Pereira Rossa, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), fará uma palestra na empresa Pormade. O tema é alusivo ao Setembro Amarelo e a profissional pretende focar a valorização da vida, técnicas e métodos para superar ansiedade e projetos do CEJUSC que tem relação com a temática.
A fala será direcionada para um grupo de Jovens Aprendizes e, segundo a psicóloga, vai abordar saúde mental, valorização da vida, sinais e sintomas que identificam a necessidade de buscar ajuda, técnicas de respiração para controle da ansiedade e órgão disponíveis para oferecer auxílio para pessoas. O CEJUSC e um desses meios que estão à disposição para acolher os cidadãos e profissionais capacitados no atendimento.
Muitas vezes casos de suicídio acabam sendo explorados de forma sensacionalista e isso traz um trauma social, podendo estimular outros atos parecidos. Disso, segundo Marcelle Rosa, a importância de destacar as formas de ajuda e socorro psicológico quando da detecção de sinais que mostrem descontrole emocional ou mental. Destacando, nesse contexto, onde e como buscar ajuda. “Deixar os contatos disponíveis, sempre”, explica.
O CEJUSC dispõe de Instagram (https://www.instagram.com/cejuscuniao/), Facebook (https://www.facebook.com/UniaodaVitoriaCEJUSC) para receber essas demandas e prestar o acolhimento e auxílio aos cidadãos. Podendo buscar uma resolução diretamente no atendimento o então encaminhando para o órgão competente que comporte atender de forma especializada e de acordo com a necessidade identificada.