Atenção à mulher vítima de violência e serviços são oferecidos por meio do Ônibus Lilás
O Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória prestigiou as atividades relativas ao Ônibus Lilás na semana passada em cidades da região que fazem parte da Comarca. A Vara da Família tem esse alinhamento de trabalho em defesa dos direitos e proteção das mulheres, garantia de direitos e proteção da integridade, disso o acompanhamento das ações.
O Ônibus Lilás é um serviço da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e nesta vinda ao Município as atividades foram organizadas por intermédio do escritório regional da Sejuf, chefiado por Gabi Bakri. Para isso, tendo o apoio do deputado estadual Hussein Bakri junto ao secretário Ney Leprevost. A ação fez parte da comemoração de 15 anos da Lei Maria da Penha e alusão ao Agosto Lilás, e abordou atendimentos especializados, palestras e serviços.
Entre 16 e 21 de agosto, o Ônibus Lilás e equipes de trabalho, em parceira com municípios e instituições, visitaram Porto Vitória, General Carneiro, Cruz Machado e União da Vitória. Em setembro, de 13 a 17, a unidade volta para atender demais cidades da região oferecendo benefícios gratuitos para mulheres, com serviços de beleza e saúde, orientação psicológica, jurídica e de assistência social para mulheres, especialmente atenção e acolhimento para vítimas de violência doméstica.
“Tudo que for feito em União da Vitória e toda região que valorize a proteção e o atendimento qualificado da mulher, a discussão dessa temática, a busca de uma proteção mais respeitosa às mulheres vítimas de violência, terá o integral apoio do CEJUSC, meu e de toda a equipe. Seremos sempre parceiros de providências positivas na valorização, no atendimento e no respeito à mulher”, frisa Carlos Mattioli, juiz da Vara da Família e coordenador do CEJUSC.
“O Ônibus Lilás é extremamente importante para as mulheres porque ele leva atendimento profissionalizado: psicológico, jurídico. Mas junto com isso ele leva também acolhimento, conforto, carinho”, destaca Gabi Bakri. “Melhorar e fortalecer a autoestima das mulheres”, completa a chefe regional do Sejuf. Com sua equipe, e colaboradores, a representante do Governo Estadual pessoalmente coordenou as ações.
Quanto à participação do CEJUSC, Gabi Bakri agradeceu pela presença e apoio, tanto em União da Vitória quanto nas demais cidades do roteiro. “Todos muito prestativos, muito carinhosos e muito acolhedores. Então, essa parceria veio a somar no nosso evento e eu tenho que agradecer, de coração ao doutor Carlos e equipe”, ressaltou a gerente regional e coordenadora das atividades. (Texto e foto da Assessoria do CEJUS).