Foi lançado na tarde desta segunda-feira, 02, o Plano de Retomada da Economia de União da Vitória. O plano é uma parceria entre o município e o Sebrae e tem como objetivo principal fomentar a retomada da economia de toda a região, criando estratégias que busquem incentivar empresários a investir no município. Representantes da entidades como CDL, Associação Comercial, Atema, Sesc/Senac, líderes, empresários, centro universitários e equipes da administração municipal estão participando de encontros onde são repassadas formas de como todos juntos podem ajudar nessa retomada.
Durante o lançamento o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, afirmou que o município conta com a expertise do Sebrae para potencializar essa retomada, que será baseada em três pilares, a criação da nova área industrial, o turismo e a inovação tecnológica.
“Com esse plano estamos criando diretrizes para a retomada do crescimento, principalmente focado na geração de emprego e renda, será feito um grande estudo, toda a sociedade organizada participando.
Será feito um planejamento, a curto médio e longo prazo, os caminhos que devemos tomar na geração de emprego e renda”, afirmou Bachir.
O lançamento teve a presença do gerente regional do Sebrae, Cesar Giovani Collini, que agradeceu as lideranças, evidenciou o trabalho de parceiros, dos profissionais do Sebrae e parabenizou o prefeito e sua equipe por oportunizarem para a comunidade a adoção de uma metodologia diferenciada, voltada ao desenvolvimento econômico. “A pandemia fez com que fosse acelerada a adoção de tecnologias que vieram para ficar. Levamos 20 anos para entender o que é a transformação digital e que ela é inevitável. Há muito a ser feito e a inovação é um passo importante para quem buscar mudar conjunturas. Contem com o SEBRAE-PR. Precisamos que tudo isso gere transformações e proporcione a evolução dos pequenos negócios.”, ressaltou Collini.
A gestora do Sebrae, Maria Auria, detalhou que as ações envolvem a integração de esforços entre Poder Público, empresários, academia e sociedade. ”Estamos na fase de preparo das lideranças, busca de dados através da pesquisa e, em breve, teremos ações planificadas para partirmos para a prática de execução com os parceiros envolvidos. A ação envolve a integração e esforços entre Poder Público, empresários, academia e sociedade civil organizada.”
São parceiros na iniciativa, SESC, SENAC, Território do Iguaçu, Conselho da Mulher Executiva e a Câmara Municipal. Pesquisa
Segundo Wilson Petisco, está em andamento a pesquisa da Retomada que permitirá um entendimento dos efeitos da pandemia nos empreendimentos. Até o momento foram efetuadas cerca de 205 coletas de uma meta superior a 300. “Contamos com o apoio dos empresários em atender aos entrevistadores e responder as perguntas que serão de extrema importância para a assertividade de nossas ações futuras.” (Assessoria da PMUVA).