Celular enviado de Curitiba vai parar nas mãos de estudantes da zona rural de Bituruna
Diante do cenário de pandemia o CEJUSC, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), desenvolveu o projeto “Ajude um Aluno”. Nele, mais de 100 estudantes já foram atendidos com doações de celulares, computadores, notebooks e tablets e, assim, permanecer estudando por meio de plataformas virtuais. Situação que ainda perdura, no sistema híbrido, assim, nova entrega foi promovida nesta quinta-feira (22/07).
A arrecadação vem de pessoas que acompanham a propaganda da campanha, exemplo de Assis Chateaubriand, oeste do Paraná, em que uma doadora entregou um computador a um aluno da rede pública indicado pelo núcleo de educação local. Em Curitiba a advogada Ana Paula Leite, que acompanha a divulgação do trabalho do CEJUSC de União da Vitória, mandou pelo correio um celular semi-novo, de última geração. O aparelho foi parar nas mãos de um aluno da zona rural de Bituruna, possibilitando pesquisas e estudos, visto que sua família não tem condição econômica para adquirir. “Tudo que fazemos de bom volta para nós de alguma forma”, ressalta Ana Paula.
Realidade comum para inúmeros estudantes durante a pandemia, os quais seguem precisando acessar às plataformas digitais mesmo no ensino híbrido. Disso a campanha, a arrecadação, preparo e doação com critérios socioeconômicos e respaldo nas escolas para direcionar aos alunos com bom aproveitamento escolar. Assim amenizando as dificuldades e fortalecendo a educação.
Segundo a representante do NRE, Márcia Senka Tonkio, além da Uniuv, que prepara os notebooks doados, e a empresa ComunicaCell formata os aparelhos celulares para entrega, além de inúmeros que voluntariamente nos auxiliam. A equipe da Justiça Federal de União da Vitória mais uma vez se mobilizou para arrecadar carregadores para os celulares”.
“Nessa etapa entregamos celulares em bairros de União da Vitória: Bela Vista, Monte Castelo, Bento Munhoz, São Basílio Magno e São Sebastião; e um para Bituruna. Dois notebooks serão os equipamentos de acesso às plataformas digitais para duas estudantes, uma do conjunto Guerino Massignan, e outra da localidade do Passo do Iguaçu”, destaca o juiz Carlos Mattioli, que coordena o CEJUSC.
“A educação precisa sempre ser valorizada, e a oportunidade que todos possam estudar com qualidade é um dever de toda a coletividade. Agradecemos por cada doação e apoio recebido de tantas pessoas com bom coração”, completa o juiz Mattioli.(Texto e foto da Assessoria do CEJUSC).