Um dos desfiles inesquecíveis de 7 de Setembro em Porto União/União da Vitória
Gerações, principalmente dos de 40, 50, 60 e 70 do século passado, lembram com saudades dos inesquecíveis e bem organizados desfiles de 7 de Setembro, data magna da Pátria brasileira em Porto União e União da Vitória.
As escolas se preparavam com antecedência para o patriótico evento, que reunia milhares de pessoas nas nossas duas principais vias públicas: Avenida Interventor Manoel Ribas (União da Vitória) e Rua Matos Costa (Porto União).
A organização, respeitada até agora, ficava por conta, um ano por Porto União e o outro por União da Vitória.
Bandas fantásticas das principais escolas, com destaque para os colégios Santos Anjos, São José, Túlio de França, Cid Gonzaga, além de outras e do 5º Batalhão de Engenharia de Combate eram entusiasticamente aplaudidas.
Polícias Militares, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, Instituições Sociais e, a grande emoção, a participação dos integrantes da gloriosa FEB (Força Expedicionária Brasileira) e do Exército.
Às vezes, nem a chuva, fazia com que o evento fosse realizado, ou em casos anormais transferido para data posterior, mas sendo aguardado sempre com expectativa e sua realização, além da emoção de ver um filho, irmão, ou até mesmo amigos, desfilando com galhardia, era grande.
Nas décadas seguintes, os desfiles sempre foram realizados, mas já com um número mais elevado de participantes, contando com as instituições de ensino superior e outros segmentos.
Agora, com a pandemia, parece que vamos para o segundo ano sem poder ver nossas principais vias públicas com um grande público e o desfile de 7 de Setembro.
Mas, sem a duvida, aqueles das décadas citadas no início da matéria, foram inesquecíveis e aguardados até com ansiedade por todos nós.