11 partidos decidiram se posicionar a favor do sistema de votação
Presidentes de 11 partidos se reuniram virtualmente no último sábado (26) e decidiram se posicionar a favor do sistema atual de votação, pela urna eletrônica, e contra a proposta do voto impresso auditável que tramita na Câmara dos Deputados.
A informação é do site Poder360 e os partidos são PSDB, DEM, MDB, PSD, PSL, Avante, Republicanos, Solidariedade, e PL, que reúnem 326 deputados, o equivalente a 63,54% da Câmara.
Para o presidente do Cidadania, Roberto Freire, “ser a favor da manutenção do sistema atual, não é ser contra o voto impresso. Mas não tem porque mudar o sistema. Quem defende alterar, está querendo perturbar“.
Embora tenha reunido partidos aliados ao governo e independentes, Freire disse que a decisão foi unânime.
— Esse foi um ponto comum muito interessante. O clima foi muito bom, mesmo entre adversários políticos, o que é muito bom para a democracia, disse.
Segundo o Poder360, as legendas também devem procurar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, para estreitar a relação com as siglas, tendo em vista as eleições do ano que vem.
Neste sábado, presidente do TSE voltou a afirmar que o voto impresso criará insegurança às eleições.
— Vão pedir recontagem. Vai dar defasagem entre os votos. Não tem como não dar com esse volume de votos. Vão questionar e judicializar com pedido de fraude. Na recontagem, vai sumir voto, aparecer voto. Isso tudo vai diminuir a segurança, disse.