7 de junho – Dia da Liberdade de Imprensa e os 90 anos do jornal ‘O Comércio’

Dia 7 de junho, uma segunda-feira, em que é marcado o da liberdade de imprensa é o começo de uma semana muita especial para a imprensa das cidades de Porto União/União da Vitória e toda a região, porque  vai registrar, no dia 11, sexta-feira, o 90º aniversário de fundação do jornal ‘O Comércio’, que há 9 décadas vem se constituindo no mais importante instrumento de registro da nossa história, em todos os segmentos.

‘O Comércio’ começou a circular em 11 de junho de 1931 por iniciativa de Hermínio Milis, passando para o comando de seus filhos Arí e Orlando Milis (todos da saudosa memória) e posteriormente por outras pessoas.

Indubitavelmente, como o principal arauto do registro da nossa história, exatamente numa região que conta com  uma das mais ricas histórias dos estados de Santa Catarina e do Paraná, ‘O Comércio’, no início, em 1931, período até dramático de se editar um jornal até os atuais dias da modernidade, já está passando da segunda década do século 21, apesar das adversidades, vem, sem a menor dúvida, cumprindo com sua missão, agora sob o comando de um grupo de jovens profissionais que, com certeza, não envidarão esforços para que jornal ‘O Comércio’, que  começou circulando mensal, quinzenal, semanário, bi-semanal e até diário e que está direta e indiretamente impregnado na nossa própria história profissional, mesmo que tenha que se adaptar à nova realidade que estamos vivendo, notadamente com as redes sociais, não sofra solução de continuidade em sua trajetória, que é de continuar sendo o principal instrumento de informação e, sobretudo, de registro de nossa história, na expectativa que a nossa vida possa vivenciar o seu centenário.

Sobre a liberdade de imprensa

O dia 7 de junho é marcado pela comemoração da liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa é o direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações, um pressuposto para a democracia. O contrário dela é a censura, própria dos governos ditatoriais, que limitam o poder de ação da mídia de acordo com seus interesses particulares.

A data é celebrada por profissionais da área através do exercício de seu trabalho ou mesmo em protestos. Em recompensa ao trabalho árduo da imprensa, existem diversos prêmios que prestigiam atuações em situações nem sempre favoráveis à liberdade, como a cobertura de países em guerra, por exemplo.

É importante que este dia nos lembre que os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter os cidadãos informados. Entretanto, ser livre não quer dizer desrespeitar a liberdade dos outros. Por isso, a imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética.

Essa conduta server para evitar que fatos sejam divulgados sem a devida apuração da verdade, pois a repercussão pode fugir do controle. A força de uma afirmação errada é bem maior do que um direito de resposta.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *