Vara da Família recebe doação de obras de arte da Secretaria Municipal de Cultura
A Deusa da Justiça, uma obra do artista local Gilberto Balboeno Barth da Silva, foi doada pela Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória, e está agora no hall de entrada da Vara da Família e Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória. A obra foi repassada pelo departamento – por meio da secretária de Cultura, Francielle Misturini, – ao Judiciário local.
“Ficamos contentes com a doação. A valorização da cultura de forma ampla sempre foi enaltecida pelo nosso Fórum”, destaca o magistrado. “Apresentações culturais são foco de atenção e destaque nos nossos eventos públicos. O programa Fábrica de Oportunidades, direcionado aos jovens, busca opções de encaminhamentos e descoberta de vocação de adolescentes em diversas áreas da cultura. Agora na pandemia a pedido de parceiros procedemos com o atendimento social de profissionais que estão parados há mais de um ano sem trabalho em razão da suspensão das atividades pelas proibições de aglomeração”, explica. Carlos Mattioli ressalta ainda que Francielle Misturini repassou a estátua para o Fórum por entender ser o espaço apropriado para abrigar o monumento à justiça.
A obra do artista, de 2007, foi produzida com técnica mista, com grande parte em material reciclado. Retrata a Deusa da Justiça (Dice) da mitologia grega e traz três elementos do equilíbrio do Direito: a venda, que representa a imparcialidade; a espada, que retrata a força e a ordem, e a balança, que significa igualdade no julgamento. “Entendemos que o Fórum traz justamente a representatividades destes elementos e disso a oferta de doá-la para a Justiça”, acrescenta a secretária de Cultura. Carlos Mattioli recebeu a visita da Francielle Misturini e de Markus de Vlad Myszka, à época coordenador de atividades culturais da secretaria, para formalizar a entrega para a Vara da Família. (Texto e fotos/reprodução: assessoria da Vara da Família/CEJUSC).