Tornado em Santa Catarina deixa 30 mil unidades ser emergia, com grandes prejuízos na região de Caçador
( Jornal Notícias do Dia de Florianópolis)
A cidade de Caçador, no Meio-Oeste catarinense, ainda está sem energia elétrica nesta manhã de segunda-feira (31). Conforme dados da Celesc, são 29.604 unidades consumidoras que estão comprometidas.
A situação se agrava no interior do município com a falta de água. Os caminhões pipas dos Bombeiros Voluntários e da prefeitura levam água até as propriedades.
Em Campos Novos, onde foi registrado o tornado, a Defesa Civil segue contabilizando os estragos. Até o momento, 256 casas foram destelhadas e 30 empresas afetadas.
Situação em Caçador
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano, foram mais de 50 mil litros de água disponibilizados para consumo de animais.
Ainda na tarde de domingo (30), o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, antecipou o feriado de Corpus Christi — celebrado na quinta-feira (3) —, para esta segunda (31). Segundo o prefeito, após o temporal, equipes estão trabalhando intensamente para atender a população.“Estamos levando água para alguns aviários que foram afetados pela falta de energia e os caminhões da prefeitura também auxiliam nesse trabalho”, conta o comandante.
“As atividades empresariais e industriais tem dificuldade em trabalhar nesta segunda-feira por conta da falta de energia, por isso antecipamos o feriado. Os mercados estão trabalhando, se adequando, bem como os postos de combustíveis”, comenta o prefeito.
Sperotto, ainda, pediu calma à população de Caçador uma vez que não se tem previsão de retorno da energia elétrica.
Demais municípios atingidos
Outro município atingido na região do Meio-Oeste foi Campos Novos. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado.
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Buzzi, desde às 23h30 de sexta-feira (28) o trabalho foi intensificado para ajudar as famílias.
Segundo ele, foram contabilizados até agora 256 destelhamentos de casas, cerca de 30 empresas foram afetadas e os levantamentos ainda são feitos pela Defesa Civil. A cidade já restabeleceu a água potável e também a energia elétrica.
“Estamos finalizando o levantamento de dados, especialmente nas comunidades do interior. Hoje a tarde vamos continuar com a distribuição de telhas e vamos apontar os pontos mais críticos”, explicou Fernando.
A Secretaria de Assistência Social também está à disposição da população, especialmente as 1.700 pessoas que mais foram afetadas com a passagem do tornado.
Em Arroio Trinta, Macieira e Calmon, localizados na região Oeste, a Celesc instalou geradores de energia e o fornecimento de água retorna de forma gradativa. Matos Costa, Rio das Antas e Pinheiro Preto também estão com sistemas em recuperação.